Estado, Política Social e Conselho Municipal de Educação

Autores

  • Adriane Franco Duarte Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-9297-6753
  • Francis Mary Guimarães Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.32990

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação, Política Social, Estado

Resumo

O presente texto objetivou identificar o papel dos Conselhos Municipais de Educação como Política Social. A concepção teórico-metodológica fundamentou-se no materialismo histórico dialético, sustentando a análise crítica desse estudo bibliográfico, qualitativo e documental. A pesquisa bibliográfica que deu embasamento à análise crítica foi composta principalmente pelos seguintes autores: Höfling (2008), Luce e Farenzena (2008), Werle (2008), Lima (2006). As principais considerações foram as seguintes: o processo de luta para a constituição de espaços de diálogo compreende-se a gênese dos conselhos municipais de educação; caminhando neste espaço há os marcos regulatórios que indicam a criação destes órgãos colegiados; todavia este processo legal não é suficiente para a implantação massiva dos conselhos municipais de educação no Brasil, pois nenhuma lei apontou tal obrigatoriedade.

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Biografia do Autor

Adriane Franco Duarte, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Cascavel (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Foz do Iguaçu (2016). Pedagoga do Núcleo de Ensino (NUENS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Francisco Beltrão (2016- Atual), desenvolvendo ações de formação continuada dos docentes universitários, assessoramento pedagógico, e acompanhamento e orientação didático-pedagógica. Responsável pelo Departamento de Educação (2019-2021). Tem experiência também como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (2014-2016). Pesquisa sobre Conselho Municipal de Educação, Controle Social, Gestão Democrática, Gestão Escolar, Organização do Trabalho Pedagógico, e Formação Continuada do Docente do Ensino Superior. É integrante do Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (GEEAES).

Francis Mary Guimarães Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), Mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Graduação na Universidade Central da Venezuela. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando junto ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus de Cascavel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e História da Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas de estudo e orientação: Estado, Políticas Sociais e Políticas Educacionais; Política Educacional na América Latina.

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Publicado

2022-06-29