O legado privatista da ditadura-civil militar (1964-1985) para a educação

Autores

  • Renata Bento Leme Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente). https://orcid.org/0000-0003-0118-7711
  • Silvio Cesar Nunes Militão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0003-2094-1193

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.32883

Palavras-chave:

Política Educacional, Público-Privado, Ditadura Civil-Militar, Educação Pública e Gratuita

Resumo

No período ditatorial (1964-1985) a educação foi o segmento usado pela classe dominante para formação de mão de obra a baixo custo para o mercado de trabalho. Além disso, o aumento do setor privado de ensino foi um meio lucrativo para essa mesma classe, pois, desse modo, formava-se em pouco tempo o máximo de indivíduos, constituindo, assim, um exército de reserva útil para as baixas remunerações. Partindo dessas premissas, o presente texto tem como objetivo analisar a lógica da destinação de recursos públicos para o setor privado de educação, verificando a influência dos empresários desse setor na elaboração de políticas educacionais. Trata-se de pesquisa bibliográfica com apoio nas obras de Cunha (2014) e Saviani (2014) que tiveram por objetivo compreender o legado privatista da educação no Brasil. A título de conclusão, é possível verificar que a partir do período da Ditadura Civil Militar (1964-1985) houve aumento nas instituições privadas de ensino com apoio e recurso do Estado e, ainda, que o gerencialismo adotado no período democrático foi um dos pilares para a continuidade de repasse de verbas públicas para o setor privado.

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Biografia do Autor

Renata Bento Leme, Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Doutoranda em Educação no Programa de pós-graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista - FCT (UNESP/Presidente Prudente). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pedagoga, formada pela UNESP/Marília. Membro do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE), na Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP/Presidente Prudente. 

Silvio Cesar Nunes Militão , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/Campus de Marília) e docente vinculado, desde 2016, ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Campus de Presidente Prudente) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE).

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Publicado

2024-06-19