Cultura e educação

contribuições de Bakhtin, Freire e Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.31620

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Cultura Popular, Capital Cultural

Resumo

O artigo aborda o diálogo entre as ideias de Mikhail Bakhtin sobre cultura popular com as teorias de Paulo Freire e Pierre Bourdieu sobre cultura e educação, buscando convergências para efetivação da educação inclusiva e transformadora. Mesmo com propósitos e interesses diferentes sobre a pesquisa neste tema, a aproximação de suas teorias pode contribuir para a discussão de perspectivas sobre o papel da cultura na formação de uma sociedade e, consequentemente, do seu processo educacional. Também é utilizada a pesquisa bibliográfica para apresentar os conceitos presentes nas propostas teóricas dos autores e embasar a análise de possíveis pontos em comum. Como resultados, observou-se que uma sociedade que se fecha para o conhecimento do seu povo pode ser caracterizada por um conservadorismo interessado em preservar status e privilégio, além de agir da mesma forma no momento do desenvolvimento de estratégias de ensino. Por meio da educação que destaque a importância da cultura popular para se descrever a realidade de um povo e como esta deve ser considerada parte da Cultura oficial da sociedade, contribui-se para o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e conscientes. 

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Biografia do Autor

Jovanka Mariana de Genova Ferreira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Educação pelo programa de pós Graduação: Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Mackenzie e em Administração de Empresas pela Faculdade Campos Salles, possui especializações em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/GESTCORP pela ECA/USP, em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC-ECA/USP e em Gestão Empresarial pela ESEG. Tem certificação na turma 2010 do Curso Internacional em Comunicação Empresarial do convênio Aberje e Syracuse University. Participa do GEICS - Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.

Gisele Pereira de Souza, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2006) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela ECA/USP (2011), possui experiência na área de gestão da informação e de documentos físicos e eletrônicos com ênfase no resgate e sistematização da memória institucional. Atua como consultora em implantação de centros de documentação e memória e bibliotecas especializadas. Realiza orientação e normalização de trabalhos acadêmicos, no âmbito do campo da Comunicação Organizacional, Relações Públicas e áreas correlatas. Desde 2009 é coordenadora do Centro de Memória e Referência da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial sendo responsável pela gestão da memória institucional, atendimento a pesquisadores internos e externos, difusão do conhecimento em comunicação empresarial e disseminação da informação. Também oriento alunos do MBA Aberje/ESEG em Gestão da Comunicação Empresarial para a construção do TCC e adequação às normas ABNT para trabalhos acadêmicos.

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Publicado

2022-06-29