Novas perspectivas no ensino a distância
experiências marcadas pelas mudanças de valores e atitudes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.30819Palavras-chave:
Valores, Capacitação, Estratégias, AVAResumo
Este artigo visa relatar a experiência no Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso de graduação de uma instituição privada, com 12 estudantes. Em 2020, devido à pandemia, professores e alunos enfrentaram uma abrupta mudança de valores e atitudes, além de desafios significativos, como a falta de fluência tecnológica e a necessidade de adaptação às novas relações em um ambiente virtual complexo. A migração do ensino presencial para o remoto, imposta pela pandemia, exigiu uma urgente mudança de valores do corpo docente e a busca por qualificação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Foram adotadas estratégias para aulas online que utilizaram metodologias ativas, promovendo maior interação, colaboração e cooperação entre professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que as experiências nas relações professor-aluno no ambiente virtual permitiram a valorização do aluno nas atividades colaborativas e um feedback contínuo.
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