Teatro do Oprimido
pedagogia teatral decolonial?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30311Palavras-chave:
Teatro, Decolonialidade, Pedagogia decolonial, Teatro do OprimidoResumo
O artigo propõe uma investigação bibliográfica de análise reflexiva sobre a pedagogia decolonial e o Teatro no contexto escolar, para além das convenções modernas/coloniais. Se justifica por ampliar os estudos do Teatro do Oprimido na educação formal. Seu objetivo é situar essa metodologia teatral no campo das pedagogias decoloniais e verificar como ocorre as abordagens pedagógicas deste método no cotidiano das escolas. O texto se organiza em três momentos articulados: estruturas epistemológicas que sustentam o discurso da decolonialidade; reflexões sobre a noção de pedagogia decolonial; e a proposta de considerar o Teatro do Oprimido uma pedagogia decolonial. Como fontes primárias utilizamos referenciais acerca do Coletivo Modernidade/Colonialidade e a Interculturalidade Crítica em diálogo com bibliografias referentes ao Teatro do Oprimido.
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