O ensino de teatro na rede pública da cidade do Rio de Janeiro
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41248Palavras-chave:
Ensino de Teatro, Experiência docente, Revisão sistemática da literaturaResumo
Este artigo de revisão sistemática da literatura tem como objetivo entender a situação atual do ensino de Teatro na rede pública de educação da cidade do Rio de Janeiro. A investigação emergiu da necessidade de fundamentar a pesquisa de tese de doutorado do autor. É uma pesquisa qualitativa de caráter teórico-exploratório, que realiza um levantamento das dissertações de mestrado desenvolvidas e apresentadas nos últimos cinco anos, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEAC/UNIRIO). A sistemática do estudo segue um protocolo que caracteriza a metodologia empregada, trabalhando com critérios específicos de inclusão/exclusão de dados, para melhor encaminhar as etapas do processo de pesquisa e análise. Verificou-se a recorrência de abordagens pedagógicas pelo jogo teatral e de improvisação, dentre outros pontos comuns que impactam nas práticas docentes.
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