O ensino de teatro na rede pública da cidade do Rio de Janeiro

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41248

Palavras-chave:

Ensino de Teatro, Experiência docente, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Este artigo de revisão sistemática da literatura tem como objetivo entender a situação atual do ensino de Teatro na rede pública de educação da cidade do Rio de Janeiro. A investigação emergiu da necessidade de fundamentar a pesquisa de tese de doutorado do autor. É uma pesquisa qualitativa de caráter teórico-exploratório, que realiza um levantamento das dissertações de mestrado desenvolvidas e apresentadas nos últimos cinco anos, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEAC/UNIRIO). A sistemática do estudo segue um protocolo que caracteriza a metodologia empregada, trabalhando com critérios específicos de inclusão/exclusão de dados, para melhor encaminhar as etapas do processo de pesquisa e análise. Verificou-se a recorrência de abordagens pedagógicas pelo jogo teatral e de improvisação, dentre outros pontos comuns que impactam nas práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindomar da Silva Araujo, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Lindomar da Silva Araujo, doutorando e mestre em Artes Cênicas (UNIRIO). pós-graduações lato-sensu em Tecnologia Educacional e em Psicomotricidade (UCAM) e  licenciatura plena em Dança(UNIVERCIDADE). Professor de Artes Cênicas na Prefeitura do Rio de Janeiro (SME). Diretor do Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles.  Foi premiado em 1º lugar nos Prêmios Anísio Teixeira de 2016, 2015 e 2008, na área de Tecnologia e Educação.

Referências

ALMEIDA, Alessandra Garcia de. O teatro como dispositivo potencializador nas ações do Proinape. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Angela de Castro Reis. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

ALVES, Tathiana Treuffar. Teatro e cinema: a imagem enquanto geradora de diálogos e processos artísticos na escola. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Liliane Ferreira Mundim. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2018.

ARAUJO, Lindomar da Silva. Teatro do Oprimido e Projeto de Vida: perspectivas emancipatórias. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Prof. Dr. Adilson Florentino da Silva. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2018.

ARISTIDES, Lêda Martins. A construção de um currículo no caminho das artes cênicas: 1975-1988. Prêmio Anísio Teixeira / 2005. Rio de Janeiro: SME/CREP, 2005. Disponível em: https://www.teatronaescola.com/ Acesso em: 22 Mar. 2023.

ATALLAH, Álvaro Nagib; CASTRO, Aldemar Araujo. Revisão sistemática da literatura e metanálise. In: Medicina baseada em evidências: fundamentos da pesquisa clínica. São Paulo: Lemos-Editorial, p. 42-48, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. (Org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

BARBOSA, Rosa Maria Felix. Diário de Classe: o teatro como ferramenta de transformação pessoal e coletiva dentro da escola pública. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Elza Maria Ferraz de Andrade. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

BIÁ, Alessandra. Entre a aula e o espetáculo: processos poéticos de criação em pedagogia do Teatro. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Prof. Dr. Daniel Silva. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para ator e não ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

BOAL, Augusto. A estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAVALCANTI CAVALLEIRO, Bianca. Do jogo corporal ao jogo de cena: MAV e IMPRO no ensino de Artes cênicas. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Liliane Ferreira Mundim. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

CORDEIRO, Luiza Rangel. Fale sobre mim: teatro e autoficção na escola pública. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Rosyane Trotta. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

FERREIRA, Thaiane Leal. Contar, ouvir e contextualizar: a contação de histórias no ensino de artes cênicas em escolas públicas do Município do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Elza Maria Ferraz de Andrade. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73 Acesso em: 01 abr. 2023.

JOHNSTONE, Keith. Impro: La improvisación y el teatro. Santiago de Chile: Cuatro Vientos Editorial, 1990.

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu; DESLANDES, Suely. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

NEDER, Fernando Luiz de Medeiro. Corpo expressivo: ensaio para a criação de uma abordagem sistêmica do ensino de artes cênicas para crianças e jovens. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Johana de Albuquerque Cavalcanti. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

OLIVEIRA, Ana Maria Mangeth de. Abrindo as cortinas para o feminismo: educação e teatro como forma de empoderamento e conscientização. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Elza Maria Ferraz de Andrade. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2022.

PEREIRA, Flavia Beatriz Pedrosa. Cuidado: humanos em cena. Uma experiência com o ensino/aprendizado de teatro na Escola Municipal Orlando Villas Boas. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Andrea Bieri. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2019.

RESTUM, Debora Machado. Alices e loucos no teatro contemporâneo: uma análise do processo de criação cênica na E.M. Átila Nunes Neto. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Andrea Bieri. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2019.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2010.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac e Naify, 2009.

SALGADO, Andreia Carla Cerqueira Morais. Entre lutas e afetos: o diálogo entre o teatro e a poesia falada na subjetividade feminina. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Mônica Ferreira Magalhães. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

SILVA, Amanda Paiva da. Labirinto como processo e registro criativo na sala de aula. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Liliane Ferreira Mundim. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2018.

SILVA, Flávia Moraes da. Táticas e gambiarras pelo professor de Teatro do Município do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Orientação: Profa. Dra. Andréa Bieri. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2020.

SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Downloads

Publicado

2024-07-25