Formação docente e formação de leitores na educação infantil

experiências, estratégias, ações e desafios

Autores

  • Rita Cristina Lima Lages Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paola Damaceno Maciel Universidade Federal de Ouro Preto
  • Joziane de Fátima Valadares Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203

Palavras-chave:

Formação de professores, Letramento literário, Educação infantil

Resumo

Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.

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Biografia do Autor

Rita Cristina Lima Lages, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana/MG.

Paola Damaceno Maciel, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto

Joziane de Fátima Valadares, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos