A jornada de trabalho e suas possíveis implicações ao trabalho dos professores de anos iniciais da Rede Municipal de Rio Branco - Acre
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30029Palavras-chave:
Jornada de trabalho, Rede municipal de Rio Branco, Trabalho docenteResumo
Este estudo se conformou a partir de uma investigação que teve como objetivo analisar a jornada de trabalho de professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Rio Branco e suas possíveis implicações ao trabalho docente. Foram sujeitos do estudo cinquenta professores distribuídos em oito escolas, que responderam a um questionário autoaplicável. Constatou-se que os docentes possuem contratos de trabalho com jornada compatível com a estabelecida no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores do Magistério de Rio Branco de vinte e cinco horas semanais. No entanto, ao longo da pesquisa, evidencia-se o processo de intensificação da jornada, motivada dentro outros fatores pelo prolongamento da jornada, ocasionada pelo excesso de demandas ligadas a docência, pelo acúmulo de contratos e pelo número de alunos nas turmas.
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