Bullying – O desafio do combate à discriminação na escola

Autores

  • Anderson Ferrari UFJF
  • Isabela Dutra Laureano UFJF

Resumo

Este artigo busca analisar um fenômeno antigo nas escola, mas que só recentemente foi  classificado  e vem despertando a atenção de pesquisadores interessados em analisar as relações que se desenvolvem e se estabelecem na escola – o bullying. Ele expõe a violência  que está presente não somente nas escolas, mas que está servindo para organizar as relações entre os adolescentes, ao mesmo tempo em que se transforma num grande desafio: educar para o combate à discriminação e à violência, numa proposta para o convívio com as diferenças. As relações humanas são marcadas pelo conflito e a escola é um desses campos, visto que é um dos locais de negociação das identidades. Com essas questões em foco, esse texto pretende analisar as percepções dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal  da cidade de Juiz de Fora, quanto à organização desse fenômeno no ambiente escolar, para buscar entender como esses processos são percebidos e assimilados nas construções de suas subjetividades. Mais do que isso, é importante também desvendar que concepções de escola esses alunos são capazes de elaborar a partir do bullying.

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Biografia do Autor

Anderson Ferrari, UFJF

Doutor em Educação pela Unicamp, professor de História do C.A. João XXIII, orientador da Projeto de Iniciação Científica Júnior.

Isabela Dutra Laureano, UFJF

Aluna do 3º ano do Ensino Médio do C.A. João XXIII e bolsista do Projeto de Iniciação Científica Júnior.

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Publicado

2013-12-03

Edição

Seção

Artigos