Os laços literários e políticos que unem Virginia Woolf e Jane Austen na contestação da sociedade patriarcal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2022.v26.38146

Resumen

Este artigo propõe um diálogo entre diferentes obras de Jane Austen e Virginia Woolf para debater a questão da tradição literária feminina e seu posterior apagamento pela crítica, e também o desenvolvimento de uma escrita única por Austen que a aproxima de Woolf. Além disso, questiona a visão tradicional que entende as duas autoras como apolíticas, mostrando que ambas entrelaçam situações cotidianas com posicionamentos sobre o contexto histórico-político em que viviam, em especial sobre a guerra e o papel da mulher na sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Pimenta Attie, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas, MG. Doutora em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara, com bolsa CAPES e período sanduíche de um ano na Pace University em Nova Iorque. Mestre em Estudos Literários também pela UNESP/Araraquara, com bolsa CAPES. Graduada em Letras Português/Inglês - Licenciatura pela mesma universidade. Autora de artigos nos periódicos Antares, Itinerários, Miscelânea, Letras Escreve, entre outros.

Maria Clara Pivato Biajoli, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Graduação em História (2004) e Letras (2010), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); mestrado em História pela UNICAMP (2007 - bolsa FAPESP); doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP (2017 - bolsa CNPq), com doutorado sanduíche (bolsa CAPES) na Universidade McGill, Canadá. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (bolsa FAPESP - 2018-2019). Tem artigos publicados na revista Persuasions Online, da Jane Austen Society of North America, e no Brasil nas revistas Palimpsestos, Hélade, Araticum, Fragmentum, etc.

Publicado

2022-09-15

Número

Sección

Dossiê Virginia Woolf e Jane Austen: Leituras Centenárias