Orgulho e Preconceito (1813), de Jane Austen: subversão e submissão a partir das personagens Elizabeth e Jane Bennet

Autores

  • Francisco Edinaldo de Pontes Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Francis Willams Brito da Conceição Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2022.v26.38070

Resumo

Este trabalho analisa as caracterizações das irmãs Elizabeth e Jane Bennet como representações da subversão e da submissão na Inglaterra oitocentista. No romance Orgulho e Preconceito (1813), de Jane Austen, a investigação se baseou nos aspectos discursivos e comportamentais das personagens irmãs, a partir de leituras de Millett (1970), Muraro (2002), Woolf (2019), dentre outros. Ademais, partiu-se da seguinte hipótese: Elizabeth subverte-se através da fuga do casamento e do apego à leitura, enquanto Jane submete-se pela candura e neutralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Edinaldo de Pontes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando em Literatura e Estudos Interculturais pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/UEPB/CNPq). Publicou, dentre outros textos, “Memória e Testemunho em Meus verdes anos, de José Lins do Rego” e “Imanência e Dissidência: Elinor e Marianne como representações do feminino em Razão e Sensibilidade, de Jane Austen”.

Francis Willams Brito da Conceição, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Teoria da Literatura no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Grupo de Estudos Coloniais Latino-americanos (UFPE/CNPq) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/UEPB/CNPq). Publicou, dentre outros textos, “Uma leitura das imagens da subversão do direito no Livro I da Farsália, de Lucano” e “Feminismo negro e Interseccionalidade na canção Mulher do fim do mundo (2015), interpretada por Elza Soares”. 

Downloads

Publicado

2022-09-15

Edição

Seção

Dossiê Virginia Woolf e Jane Austen: Leituras Centenárias