A ESTILÍSTICA DO LEITOR COROADO: SUBVERSÃO E CARNAVALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO FANFICTION

Subversion and carnivalization in the construction of the fanfiction speech genre

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2021.v25.35885

Resumen

Este trabajo analiza el fanfic como una práctica literaria de experimentación en la que los valores, preguntas e identidades de los autores se reflejan y refractan en sus narrativas. Por tanto, entiende el fanfiction como una producción escritural realizada por sujetos fan, en fandoms, motivada por la relación emocional-volitiva de la afectividad de estos sujetos con un texto matriz. Para lograr nuestros objetivos, hacemos uso de los postulados de Bakhtin (2015a; 2015b; 2015c), especialmente en lo que respecta a la discusión del signo, la ideología, los géneros discursivos, la carnavalización, la coronación-destronamiento y la reelaboración. En un intento de profundizar el debate, las discusiones sobre la cultura de la convergencia y la antropología especulativa señaladas por Jenkins (2009) y Nodari (2015) se suman al marco teórico. Finalmente, la investigación demostró elementos estilísticos que caracterizan y diferencian el fanfic de otros géneros novedosos y cómo su práctica es un vector de experimentación identitaria para quienes lo producen.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jandara Assis de Oliveira Andrade, UFRN/Doutoranda

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e é licencianda do curso de Letras ? Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (início 2015). Tem experiência em pesquisa na área de Linguística Aplicada desde 2015, ano em que iniciou como pesquisadora de Iniciação Científica. Atuando, principalmente, em pesquisas sobre comunidades de leitores e suas práticas escriturísticas, as quais envolvem a escrita, produção e divulgação de fanfictions (escrita de fãs).

Gabrielle Leite dos Santos, UFRN/Doutoranda

Professora nos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre pela mesma instituição na linha de pesquisa Estudos de Práticas Discursivas. É especialista em Leitura e Produção de Textos e licenciada em Letras Português e Literaturas também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente realiza pesquisa sobre as representações de corpo, gênero e sexualidade em fanfics omegaverse, dentro das categorias do carnaval em Bakhtin e da perspectiva dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin. É integrante do grupo de pesquisa Práticas Discursivas na Contemporaneidade. Dentre seus interesses de pesquisa destacam-se temas como: corpo, gênero, sexualidade, mídias digitais, web 3.0, cultura de fã e fanfictios.

Maria da Penha Casado Alves, UFRN/Professora

Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP sob a supervisão da Profa. Dra. Roxane Rojo. É Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na Pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e coordena nacionalmente o Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. É Líder do Grupo de Pesquisa "Práticas Discursivas na Contemporaneidade" e pesquisadora do GED da UNESP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino de Língua Portuguesa, leitura, escrita, gêneros discursivos, enunciados estéticos, Frida Kahlo, tendo como referência os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin.

Publicado

2021-12-30