Arte, edição e poder na revista Life

Autores/as

  • Osvaldo Rodrigues de Souza Filho
  • Fernando Guillermo Vázquez Ramos

Palabras clave:

fotografia, Mies van der Rohe, percepção

Resumen

Baseado nas ideias de Susan Sontag e na fenomenologia de Merleau-Ponty e Henri Bergson, este artigo apresenta reflexões sobre parte da produção fotojornalística da Life e sobre uma reportagem dessa publicação a respeito do arquiteto Mies van der Rohe. Em termos de comunicação de massa, a fotografia nessa revista foi usada como vetor de ideais, mecanismo que possibilitou a existência e o sentimento de pertencimento a um mundo que, embora fragmentário e em mutação, pretendia firmar-se como dominante.

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Biografía del autor/a

Osvaldo Rodrigues de Souza Filho

Professor Auxiliar da Universidade São Judas Tadeu na área de Comunicação Social, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalhando nas áreas fotográfica e jornalística desde a década de 1980, foi repórter fotográfico, editor de fotografia e de texto de vários jornais e revistas de circulação nacional, como a ISTOÉ, ISTOÉ Dinheiro e ISTOÉ Gente. Sua experiência em fotografia e comunicação visual abrange principalmente fotojornalismo, retratos, ensaios fotográficos e gerenciamento de banco imagens e de agências de fotos.

Fernando Guillermo Vázquez Ramos

Professor associado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu desde 2010. Doutor (Univ. Politécnica de Madrid, 1992); Master em Estética y Teoría de las Artes (Univ. Autónoma de Madrid, 1990); arquiteto (Univ. Nacional de Buenos Aires, 1979). É co-editor da revista eletrônica arq.urb, onde publica traduções comentadas de textos de arquitetura e outros ensaios. Publicou recentemente artigos sobre Vilanova Artigas no México e na Espanha.

Publicado

2015-06-21