Os laços literários e políticos que unem Virginia Woolf e Jane Austen na contestação da sociedade patriarcal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2022.v26.38146

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre diferentes obras de Jane Austen e Virginia Woolf para debater a questão da tradição literária feminina e seu posterior apagamento pela crítica, e também o desenvolvimento de uma escrita única por Austen que a aproxima de Woolf. Além disso, questiona a visão tradicional que entende as duas autoras como apolíticas, mostrando que ambas entrelaçam situações cotidianas com posicionamentos sobre o contexto histórico-político em que viviam, em especial sobre a guerra e o papel da mulher na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pimenta Attie, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas, MG. Doutora em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara, com bolsa CAPES e período sanduíche de um ano na Pace University em Nova Iorque. Mestre em Estudos Literários também pela UNESP/Araraquara, com bolsa CAPES. Graduada em Letras Português/Inglês - Licenciatura pela mesma universidade. Autora de artigos nos periódicos Antares, Itinerários, Miscelânea, Letras Escreve, entre outros.

Maria Clara Pivato Biajoli, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Graduação em História (2004) e Letras (2010), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); mestrado em História pela UNICAMP (2007 - bolsa FAPESP); doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP (2017 - bolsa CNPq), com doutorado sanduíche (bolsa CAPES) na Universidade McGill, Canadá. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (bolsa FAPESP - 2018-2019). Tem artigos publicados na revista Persuasions Online, da Jane Austen Society of North America, e no Brasil nas revistas Palimpsestos, Hélade, Araticum, Fragmentum, etc.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Edição

Seção

Dossiê Virginia Woolf e Jane Austen: Leituras Centenárias