A descrição como recurso narrativo em Meridiano de sangue, de Cormac McCarthy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2022.v26.36836

Resumo

A presente pesquisa analisa a obra Meridiano de sangue ou O rubor crepuscular no Oeste, do escritor estadunidense Cormac McCarthy. O objetivo geral deste artigo é analisar como o autor utiliza a descrição como recurso narrativo. Para tanto, as discussões teóricas acerca da descrição na literatura e sobre a função do narrador no romance de McCarthy, fazem-se necessárias para o melhor entendimento da subjetividade narratológica na caracterização dos espaços e das personagens durante a narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael de Souza Frota, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Federal do Amazonas. Professor no curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP). Entre suas publicações acadêmicas, destacam-se: a organização do livro Metodologia da pesquisa em Estudos Literários II (EDUA, 2022) e os artigos “O Oeste multiétnico e a estética da violência em Meridiano de sangue, de Cormac McCarthy” (Palimpsesto, 2022) e “There Will Be Blood: uma análise da violência em Meridiano de sangue, de Cormac McCarthy” (Porto das Letras, 2021).

Lajosy Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Letras – Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de Letras – Língua e Literatura inglesa na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Teatro, Literatura Comparada e Interfaces. 

Downloads

Publicado

2022-09-15