A ESTILÍSTICA DO LEITOR COROADO: SUBVERSÃO E CARNAVALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO FANFICTION

Subversion and carnivalization in the construction of the fanfiction speech genre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2021.v25.35885

Resumo

Este trabalho analisa a fanfic como prática literária de experimentação em que os valores, questões e identidades dos autores são refletidas e refratadas para suas narrativas. Para tanto, compreende a fanfiction como produção escriturística realizada por sujeitos fãs, em fandoms, motivada pela relação emotivo-volitiva de afetividade desses sujeitos com um texto matriz. Para alcançar nossos objetivos, fazemos uso dos postulados advindos de Bakhtin (2015a; 2015b; 2015c), sobretudo referente à discussão de signo, ideologia, gêneros discursivos, carnavalização, coroação-destronamento e reelaboração. Na tentativa de aprofundar o debate, discussões acerca de cultura da convergência e da antropologia especulativa apontadas por Jenkins (2009) e Nodari (2015) juntam-se ao arcabouço teórico. Por fim, a pesquisa demonstrou elementos estilísticos que caracterizam e diferenciam a fanfic de outros gêneros romanescos e como sua prática é vetor de experimentação identitária para aqueles que a produzem.

REFERÊNCIAS

A. MHADHBI. Estudo da ONU revela que mundo tem abismo digital de gênero. ONU News: Perspectiva Global Reportagens Humanas. nov. 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/11/1693711. Acesso em: 12 jul. 2021.

BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail M. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2015a.

BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015b. 

BAKHTIN, Mikhail M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015c. 

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENJAMIM, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1.

JAMISON, Anne. Fic: porque a fanfiction está dominando o mundo. Tradução Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

JENKINS, Henry. Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Tradução Érico Assis. Nova Iguaçu: Marsupial, 2015.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução Susana L. de Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KUNDERA, Milan. A arte do romance. Tradução Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MEYER, Stephenie. Crepúsculo. Tradução Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandara Assis de Oliveira Andrade, UFRN/Doutoranda

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e é licencianda do curso de Letras ? Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (início 2015). Tem experiência em pesquisa na área de Linguística Aplicada desde 2015, ano em que iniciou como pesquisadora de Iniciação Científica. Atuando, principalmente, em pesquisas sobre comunidades de leitores e suas práticas escriturísticas, as quais envolvem a escrita, produção e divulgação de fanfictions (escrita de fãs).

Gabrielle Leite dos Santos, UFRN/Doutoranda

Professora nos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre pela mesma instituição na linha de pesquisa Estudos de Práticas Discursivas. É especialista em Leitura e Produção de Textos e licenciada em Letras Português e Literaturas também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente realiza pesquisa sobre as representações de corpo, gênero e sexualidade em fanfics omegaverse, dentro das categorias do carnaval em Bakhtin e da perspectiva dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin. É integrante do grupo de pesquisa Práticas Discursivas na Contemporaneidade. Dentre seus interesses de pesquisa destacam-se temas como: corpo, gênero, sexualidade, mídias digitais, web 3.0, cultura de fã e fanfictios.

Maria da Penha Casado Alves, UFRN/Professora

Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP sob a supervisão da Profa. Dra. Roxane Rojo. É Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na Pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e coordena nacionalmente o Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. É Líder do Grupo de Pesquisa "Práticas Discursivas na Contemporaneidade" e pesquisadora do GED da UNESP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino de Língua Portuguesa, leitura, escrita, gêneros discursivos, enunciados estéticos, Frida Kahlo, tendo como referência os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin.

Downloads

Publicado

2021-12-30