Arte, edição e poder na revista Life

Autores

  • Osvaldo Rodrigues de Souza Filho
  • Fernando Guillermo Vázquez Ramos

Palavras-chave:

fotografia, Mies van der Rohe, percepção

Resumo

Baseado nas ideias de Susan Sontag e na fenomenologia de Merleau-Ponty e Henri Bergson, este artigo apresenta reflexões sobre parte da produção fotojornalística da Life e sobre uma reportagem dessa publicação a respeito do arquiteto Mies van der Rohe. Em termos de comunicação de massa, a fotografia nessa revista foi usada como vetor de ideais, mecanismo que possibilitou a existência e o sentimento de pertencimento a um mundo que, embora fragmentário e em mutação, pretendia firmar-se como dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues de Souza Filho

Professor Auxiliar da Universidade São Judas Tadeu na área de Comunicação Social, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalhando nas áreas fotográfica e jornalística desde a década de 1980, foi repórter fotográfico, editor de fotografia e de texto de vários jornais e revistas de circulação nacional, como a ISTOÉ, ISTOÉ Dinheiro e ISTOÉ Gente. Sua experiência em fotografia e comunicação visual abrange principalmente fotojornalismo, retratos, ensaios fotográficos e gerenciamento de banco imagens e de agências de fotos.

Fernando Guillermo Vázquez Ramos

Professor associado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu desde 2010. Doutor (Univ. Politécnica de Madrid, 1992); Master em Estética y Teoría de las Artes (Univ. Autónoma de Madrid, 1990); arquiteto (Univ. Nacional de Buenos Aires, 1979). É co-editor da revista eletrônica arq.urb, onde publica traduções comentadas de textos de arquitetura e outros ensaios. Publicou recentemente artigos sobre Vilanova Artigas no México e na Espanha.

Downloads

Publicado

2015-06-21