Perfil epidemiológico dos acidentes com motocicletas durante a pandemia da COVID-19 nos municípios de Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2022.v48.38287

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, Motocicletas, Pandemias, Saúde Pública, COVID-19

Resumo

Introdução: As motocicletas têm importante papel como instrumento de trabalho, em função da rapidez de mobilidade e do baixo custo de aquisição no Brasil. Os acidentes de trânsito envolvendo as motocicletas respondem em mais da metade dos óbitos por ano.  Nesse sentido, é essencial entender mudanças no perfil dos acidentes com motocicletas, considerando a influência das medidas de isolamento social e o aumento da realização do transporte de mercadorias encomendadas por aplicativo, por meio de motos, no contexto da pandemia da COVID-19. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico das internações e dos óbitos por acidentes com motociclistas, nos municípios de Minas Gerais, comparando-se 2020, ano da pandemia da COVID-19, ao período de 2017-2019. Material e Métodos: Tratou-se de um estudo epidemiológico ecológico descritivo e quantitativo, com informações sobre Morbidade Hospitalar obtida no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), a partir do Tabulador de Dados (TABNET) e dados populacionais, a partir do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Calcularam-se número de óbitos e taxas de incidências das internações. Resultados: Na pandemia, as médias de incidências de internações para o sexo masculino nos municípios de pequeno e grande porte decresceram 5,40% e 2,96%, e nos de médio porte aumentaram 6,37%. Ademais, na faixa etária de 20 a 29 anos, as internações nos municípios de pequeno, médio e grande portes tiveram frequências de 34,96%, 39,72% e 39,21% e os óbitos de 27,08%, 23,64% e 25, 93%, respectivamente, no ano de 2020. Conclusões: Apesar dos declínios na pandemia, o estudo mostrou que o sexo masculino ainda predomina nas internações por acidentes com motocicleta, possivelmente, causados pelo aumento de velocidade e desvio da atenção ao utilizar o celular durante serviços de delivery.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Organização Pan-Americana da Saúde. Relatório de status global sobre segurança rodoviária 2018 [Internet]. [citado 2021 jun 11]. Acesso em: https://www.paho.org/pt/topicos/segurança-no-transito

Souza CDF, Silva PJS, Cavalcanti TL, Feitosa SL, Almeida SGB, Suruagy CD et al. Mortality of motorcyclists due to traffic injuries in Brasil: a population-based study in Brazilian capitals. Rev Assoc Med Bras. 2020; 66(10):1355-60. doi: 10.1590/1806-9282.66.10.1355

Seerig LM, Bacchieri G, Nascimento GG, Barros AJD, Demarco FF. Use of motorcycle in Brazil: users profile, prevalence of use and traffic accidents occurrence: a population-based study. Ciênc Saúde Coletiva. 2016; 21(12):3703-10. doi: 10.1590/1413-812320152112.28212015

Departamento Nacional de Trânsito (BR). Informações sobre frota de veículos [Internet]. Denatram; 2021. [citado em 2021 jun 11]. Acesso em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt:br/assuntos/transito/conteudo-Senatran/frota-de-veiculos-2021

Nguyen THD, Vu DC. Food delivery service during social distancing: proactively preventing or potentially spreading coronavirus disease-2019? Disaster medicine and public health preparedness. Cambridge University Press. 2020; 14(3):e9-e10. doi: 10.1017/dmp.2020.135

Bacchieri G, Barros AJD. Acidentes de trânsito no Brasil de 1998 a 2010: muitas mudanças e poucos resultados. Rev Saúde Pública. 2011; 45(5): 949-63. doi: 10.1590/S0034-89102011005000069

Rego AC, Maria AE, Oliveira NF. Acidentes de trabalho com mototaxistas. Rev Bras Epidemiol. 2012; 15(1):25-37. doi: 10.1590/S1415-790X2012000100003

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Minas Gerais [Internet]. [citado 2021 jun 11]. Acesso em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/panorama

Ministério da Saúde (BR). Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde [Internet]. Ministério da Saúde, 2021. [citado em 2021 jun 11]. Acesso em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0203

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Indicadores sociais municipais: uma análise dos resultados do censo demográfico 2010 [Internet]. Rio de Janeiro, 2011. [citado em 2021 jun 11]. Acesso em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=254598&view=detalhes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Pesquisa de informações básicas municipais: perfil dos municípios brasileiros 2019 [Internet]. Rio de Janeiro, 2020. [citado em 2021 mar 20]. Acesso em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101770

Chiba H, Lewis M, Benjamin ER, Jakob DA, Liasidis P, Wong MD et al. "Safer at home": the effect of the COVID-19 lockdown on epidemiology, resource utilization, and outcomes at a large urban trauma center. J Trauma Acute Care Surg. 2021; 90(4):708-13. doi: 10.1097/TA.0000000000003061

Probert AC, Sivakumar BS, Vincent A, Nicholls SL, Shatrov JG, Symes MJ et al. Impact of COVID-19-related social restrictions on orthopaedic trauma in a level 1 trauma centre in Sydney: the first wave. ANZ J Surg. 2021; (91):68-72. doi: 10.1111/ans.16375

Keays G, Friedman D, Gagnon I. Injuries in the time of COVID-19. Health Promot Chronic Dis Prev Can. 2020; 40(11-12):336-41. doi: 10.24095/hpcdp.40.11/12.02

Neta DSR, Alves AKS Leão GM, Araújo AA. Perfil das ocorrências de politrauma em condutores motociclísticos atendidos pelo SAMU de Teresina - PI. Rev Bras Enferm. 2012; 65(6):936-41. doi: 10.1590/S0034-71672012000600008

Jesus VF, Rocha FC, Ferreira ASS, Alves APON, Siqueira LG. Causas associadas aos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas: revisão integrativa. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro. 2017; 7:e1514. doi: 10.19175/recom.v7i0.1514

Ganem G, Fernandes RCP. Motorcycle accidents: characteristics of victims admitted to public hospitals and circumstances. Rev Bras Med Trab. 2020; 18(1):51-8. doi: 10.5327/Z1679443520200447

Shin DS, Byun JH, Jeong BY. Crashes and traffic signal violations caused by commercial motorcycle couriers. Safety and Health at Work. 2019; 10(2): 213-8. doi: 10.1016/j.shaw.2018.10.002

Zhang Guangnan, Tan Ying, Zhong Qiaoting, Hu Ruwei. Analysis of traffic crashes caused by motorcyclists running red lights in Guangdong province of China. Int J Environ Res Public Health. 2021; 553:1-11. doi: 10.3390/ijerph18020553.

Mallia L, Lazuras L, Violani C, Lucidi F. Crash risk and aberrant driving behaviors among bus drivers: the role of personality and attitudes towards traffic safety. Accident Analysis & Prevention. 2015; 79:145-51. doi: 10.1016/j.aap.2015.03.034.

Kogani M, Almasi SA, Ansari-Mogaddam A, Dalvand S, Okati-Aliabad H, Tabatabaee SM et al. Relationship between using cell phone and the risk of accident with motor vehicles: an analytical cross-sectional study. Chin J Traumatol. 2020; 23(6):319-23. doi: 10.1016/j.cjtee.2020.08.002

Barreto MS, Teston EF, Latorre MRDO, Mathias TAF, Marcon SS. Traffic accident and homicide mortality in Curitiba, Paraná, Brazil, 1996-2011. Epidemiol Serv Saúde. 2016; 25(1):95-104. doi: 10.5123/S1679-49742016000100010

Mascarenhas MDM, Souto RMCV, Malta DC, Silva MMA, Lima CM, Montenegro MMS. Characteristics of motorcyclists involved in road traffic accidents attended at public urgent and emergency services. Ciênc Saúde Coletiva. 2016; 21(12):3661-71. doi: 10.1590/1413-812320152112.24332016

Granieri SS, Elisa ER, Francesca FB, Federica FR, Fabrizio FS, Stefania SC et al. Motorcycle related trauma: effects of age and site of injuries on mortality: a single-center, retrospective study. World Journal of Emergency Surgery. 2020; 15(1):1-8. doi: 10.1186/s13017-020-00297-1

Qureshi AI, Huang W, Khan S, Lobanova I, Siddiq F, Gomez CR et al. Mandated societal lockdown and road traffic accidents. Accid Anal Prev. 2020. doi: 146:105747. 10.1016/j.aap.2020.105747

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (BR). Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas aglomerações urbanas [Internet]. 2003. [citado em 2021 jun 18]. Acesso em: http://files-server.antp.org.br/_5dotSystem/download/dcmDocument/2013/04/27/2F53A25B-BC5F-4AA3-817E-ACF6E3F7AD0C.pdf

Aguiar DG, Sousa OC, Matos PVC, Santos FM, Lopes EP, Rodrigues RL, et al. Hospital hospitalization of bikers in the state of Bahia. Brazilian Journal of Health Review. 2019; 2(2):1018-38.

Vissoci JRN, Krebs E, Meier B, Vieira IF, Andrade L, Byiringiro F et al. Road traffic crash experience among commercial motorcyclists in Kigali, Rwanda. Int J Inj Contr Saf Promot. 2020; 27(2):181-7. doi: 10.1080/17457300.2020.1724158

Pinheiro PC, Queiroz, BL. Análise espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta nos municípios do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2020; 25(2): 683-92. doi: 10.1590/1413-81232020252.14472018

Publicado

2022-08-15

Como Citar

1.
Gonzaga Estevão RR, Aparecida Rodrigues Silva T, Lisboa Coda Dias N, David Camargo G, Anice Fernandes P, Elievam Bessa Júnior J, Vilges de Oliveira S. Perfil epidemiológico dos acidentes com motocicletas durante a pandemia da COVID-19 nos municípios de Minas Gerais, Brasil. HU Rev [Internet]. 15º de agosto de 2022 [citado 18º de abril de 2024];48:1-9. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/38287

Edição

Seção

Artigos Originais