Identificação de fatores associados à adesão a um programa ambulatorial de tratamento de alcoolistas por meio de regressão logística
Palabras clave:
Alcoolismo. Avaliação. Diagnóstico.Resumen
Adesão é uma medida prática de avaliação de resultado de tratamento. Buscou-se identificar características dos pacientes, associadas à adesão a um programa ambulatorial de tratamento de alcoolistas. O estudo foi de coorte naturalístico, no qual foram incluídos todos os 300 pacientes alcoolistas, que concluíram a fase de avaliação do programa. Inicialmente, foi testada a associação de variáveis relativas a aspectos sociodemográficos, econômicos, crenças, sentimentos, comportamentos, sintomas e tratamentos, incluídas no protocolo de avaliação dos pacientes com a variável adesão, utilizando o Teste do Qui-quadrado de Pearson (p< 0,1). Posteriormente, foi realizada regressão logística das variáveis, primeiro, dentro de cada dimensão de características, selecionando-se as que seriam incluídas numa análise multidimensional. No modelo final, as variáveis que se associaram significativamente à adesão superior foram: tempo de união acima da média do grupo; receber mais que um salário mínimo; ter apresentado dor abdominal nos 30 dias antes da avaliação; apresentar tremores se não bebia no horário habitual; apresentar pressão arterial sistólica ≤ 130mmHg; costumar beber sozinho à avaliação. Espera-se que a identificação de características associadas à adesão ao tratamento contribua para o desenvolvimento de estratégias de abordagem de pacientes que respondem mal à prática habitual. O foco na modificação ou reforço destas características poderá contribuir para resultados mais favoráveis no tratamento de alcoolistas.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.