Pontos comuns e estratégias para a escrita do psicólogo em prontuário único: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2022.v48.39060Palabras clave:
Registros Médicos, Psicologia Médica, Saúde Mental, Equipe de Assistência ao PacienteResumen
Introdução: A crescente inserção da Psicologia em ambientes de saúde demanda adaptações técnicas para a atuação em contextos multiprofissionais. O Prontuário Único tem como um de seus objetivos facilitar a comunicação entre profissionais de diversas especialidades apontando e descrevendo o processo de cuidado pelo qual o paciente está passando. O Conselho Federal de Psicologia torna obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos, porém, por vezes, com orientações vagas e generalistas, o que acaba por favorecer a produção de uma multiplicidade de formas nos relatos escritos produzidos por psicólogos que, por vezes, podem ser pouco claros e objetivos. Objetivo: Propor um roteiro de entrevista com pontos comuns e estratégias para a escrita do psicólogo em Prontuário Único. Relato de Experiência: O período de experiência ocorreu durante o primeiro ano da Residência Multiprofissional Integrada em Atenção Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais. Coube ao residente realizar atendimentos decorrentes de pedidos de pareceres, demandas espontâneas de pacientes, familiares e/ou cuidadores informais, assim como promover busca ativa com critérios específicos. Todas as atividades, no seu término, precisavam ser registradas em Prontuário Único. Conclusão: A intervenção resultou na produção de uma estrutura orientadora para a escrita em Prontuário Único, tornando-se também um tópico abordado nas tutorias ocorridas como parte da formação na residência. Paralelamente, foram recebidos feedbacks por parte de outras equipes multiprofissionais sobre uma maior facilidade na compreensão do conteúdo registrado pelos psicólogos. Trabalhos futuros devem ser realizados de forma a avaliar formalmente o roteiro e sua eficiência quanto à qualificação dos registros e aprimoramento da comunicação com a equipe de saúde, assim como propor melhorias e adaptações em sua estrutura.
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