O uso da metodologia ativa Summaê em um curso de graduação de Odontologia: relato de experiência

Autores/as

  • Lucas de Paula Lopes Rosado Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-1327-4724
  • Marjorie Izabella Batista Aguiar Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais.
  • Sibele Nascimento de Aquino Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus avançado Governador Valadares, Governador Valadares, Minas Gerais
  • Rafael Binato Junqueira Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus avançado Governador Valadares, Governador Valadares, Minas Gerais
  • Francielle Silvestre Verner Departamento de Odontologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus avançado Governador Valadares, Governador Valadares, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.29093

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Odontologia, Metodologia

Resumen

Introdução: O uso de metodologias ativas vem se tornando uma ferramenta cada vez mais eficiente nos cursos de graduação. A sua capacidade de transformar a sala de aula em um ambiente motivador, faz com que o discente assuma papel principal no processo ensino-aprendizado, tornando a transmissão de aprendizado mais dinâmica e prática. Objetivo: Descrever a aplicação de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, denominada Summaê, em discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF/GV). Relato de Experiência: A atividade foi desenvolvida com discentes integrantes da Liga Acadêmica de Cirurgia e Patologia Maxilofacial. Divididos em duplas, os alunos tiveram que elaborar um vídeo criativo com um questionamento que abrangesse as áreas de interesse da Liga Acadêmica. A cada vídeo, a questão apresentada era respondida em uma folha. As repostas posteriormente foram corrigidas por uma banca de professores, que também eram responsáveis por julgar os vídeos expostos. O ambiente do evento foi previamente preparado com um tema específico, sendo que os alunos e professores tinham como obrigatoriedade o uso de chapéus. Os melhores chapéus, vídeos e discente responsável pelo maior número de acertos foram premiados. Conclusão: A aplicação de uma metodologia que permite ampla participação do aluno no processo educativo, aliado a criação do ambiente lúdico, facilitou o processo ensino-aprendizado e fez com que os estudantes fossem transportados para uma atmosfera diferente da sala de aula tradicional, tornando o ambiente mais lúdico, descontraído e menos formal.

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Biografía del autor/a

Lucas de Paula Lopes Rosado, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente sou aluno do Programa de Pós Graduação em Radiologia Odontológica, em nível Mestrado, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Possuo graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV).

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Publicado

2020-04-08

Cómo citar

1.
Rosado L de PL, Izabella Batista Aguiar M, Nascimento de Aquino S, Binato Junqueira R, Silvestre Verner F. O uso da metodologia ativa Summaê em um curso de graduação de Odontologia: relato de experiência. HU Rev [Internet]. 8 de abril de 2020 [citado 23 de noviembre de 2024];46:1-4. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/29093

Número

Sección

Relato de Experiência

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