O uso da metodologia ativa Summaê em um curso de graduação de Odontologia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.29093Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Odontologia, MetodologiaResumen
Introdução: O uso de metodologias ativas vem se tornando uma ferramenta cada vez mais eficiente nos cursos de graduação. A sua capacidade de transformar a sala de aula em um ambiente motivador, faz com que o discente assuma papel principal no processo ensino-aprendizado, tornando a transmissão de aprendizado mais dinâmica e prática. Objetivo: Descrever a aplicação de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, denominada Summaê, em discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF/GV). Relato de Experiência: A atividade foi desenvolvida com discentes integrantes da Liga Acadêmica de Cirurgia e Patologia Maxilofacial. Divididos em duplas, os alunos tiveram que elaborar um vídeo criativo com um questionamento que abrangesse as áreas de interesse da Liga Acadêmica. A cada vídeo, a questão apresentada era respondida em uma folha. As repostas posteriormente foram corrigidas por uma banca de professores, que também eram responsáveis por julgar os vídeos expostos. O ambiente do evento foi previamente preparado com um tema específico, sendo que os alunos e professores tinham como obrigatoriedade o uso de chapéus. Os melhores chapéus, vídeos e discente responsável pelo maior número de acertos foram premiados. Conclusão: A aplicação de uma metodologia que permite ampla participação do aluno no processo educativo, aliado a criação do ambiente lúdico, facilitou o processo ensino-aprendizado e fez com que os estudantes fossem transportados para uma atmosfera diferente da sala de aula tradicional, tornando o ambiente mais lúdico, descontraído e menos formal.
Descargas
Citas
Pivetta HMF, Vogt MSL, Badaro AFV. Metodologia do ensino superior: uma experiência na pós-graduação lato sensu em fisioterapia. Cad Edu Saúde. 2014; 1(2):85-94.
Santos WP. Uma proposta lúdica sobre o Summaê no IFG: Campus Luziânia [Dissertação]. Catalão: Universidade Federal de Goiás; 2018.
Fragelli RR, Fragelli TBO. Summaê: um espaço criativo para aprendizagem. Rev Diálogo Educ. 2017; 17(52):409-30.
Cropley DH. Promoting creativity and innovation in Engineering education. Psychol Aesthet Creat Arts. 2015; 9(2):161-71.
Gray P. Free to learn: why unleashing the instinct to play will make our children happier, more self-reliant, and better students for life. New York: Basic Books; 2013.
Jang H, Reeve J, Deci E. Engaging students in learning activities: it is not autonomy support or structure but autonomy support and structure. J Educ Psychol. 2010; 102(3):588.
Reyes MR, Brackett MA, Rivers SE, White M, Salovey P. Classroom emotional climate, student engagement, and academic achievement. J Educ Psychol. 2012; 104(3):700-12.
Patrick H, Kaplan A, Ryan AM. Positive classroom motivational environments: convergence between mastery goal structure and classroom social climate. J Educ Psychol. 2011; 103(2):367.
Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. 2017; 14(1):268-87.
Sobral FR, Campos C. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(1):202-11.
Freitas VP, Carvalho RB, Gomes MJ, Figueiredo MC, Faustino-Silva DD. Mudança no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO. 2009; 14(2):163-67.
Reul MA, Lima ED, Irineu KN, Lucas RSCC, Costa EMMB, Madruga RCR. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria: relato de experiência. Rev ABENO. 2016; 16(2):62-8.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.