Sub-otimização terapêutica da dislipidemia em portadores de aterosclerose coronariana significativa

Autores/as

  • José Marcos Girardi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Annelisa Farah da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Felipe Chaves Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitor Barbosa Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nádia Rezende Barbosa Raposo Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Aterosclerose, Lipoproteínas, Metas, Doença da Artéria Coronariana

Resumen

A aterosclerose é uma doença inflamatória complexa, de origem multifatorial, tendo a dislipidemia como importante fator de risco modificável para seu desenvolvimento. Neste estudo, foi avaliado o cumprimento de metas lipídicas em portadores de aterosclerose coronariana significativa, atendidos no Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário de Juiz de Fora – MG (HU-UFJF), segundo as metas traçadas pela IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Além da estatística descritiva, foram realizados o teste de análise de variância (ANOVA) seguido de teste post hoc de Tukey e o teste t de Student, admitindo-se nível de significância para p<0,05. Foram elegíveis 87 pacientes, sendo 63,2% do sexo masculino e 36,8% do sexo feminino, com idade média de 66,6 anos. Foram realizadas cirurgia de revascularização miocárdica (CRVM) em 46,0%, angioplastia transluminal percutânea coronária (ATPC) em 50,6% e ambos procedimentos em 3,4% dos pacientes. A prescrição de estatinas ocorreu em 87,1% dos pacientes, sendo a sinvastatina o fármaco mais frequentemente prescrito (71,2%), seguida pela atorvastatina (9,1%,), lovastatina (4,5%) e pravastatina (2,3%). As metas para LDL colesterol (LDL-C), não HDL colesterol (não HDL-C) e triglicerídeos (TG) foram cumpridas por 21,8%, 26,4% e 60,9% dos pacientes, respectivamente. Já para os níveis de HDL colesterol (HDL-C), 31,3% das mulheres e 50,9% dos homens apresentaram o cumprimento de metas. Os pacientes do sexo masculino cumpriram as metas para HDL-C e TG, enquanto os pacientes do sexo feminino tiveram apenas a meta para TG cumprida. Observou-se uma subutilização das estatinas e, em consequência, uma sub-otimização das metas preconizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Marcos Girardi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora, Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário (HU/UFJF) – Juiz de Fora, MG.

Annelisa Farah da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Farmácia, Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde / Núcleo de Identificação e Quantificação Analítica (NUPICS/NIQUA) – Juiz de Fora, MG.

Felipe Chaves Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Farmácia, Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (NUPICS) – Juiz de Fora, MG.

Vitor Barbosa Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Farmácia, Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (NUPICS) – Juiz de Fora, MG.

Nádia Rezende Barbosa Raposo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Farmácia, Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde / Núcleo de Identificação e Quantificação Analítica (NUPICS/NIQUA) – Juiz de Fora, MG. Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento e Instituto de Psiquiatria, Laboratório de Neurociências LIM 27 – São Paulo, SP.

Publicado

2012-03-23

Cómo citar

1.
Girardi JM, Silva AF da, Andrade FC, Rodrigues VB, Raposo NRB. Sub-otimização terapêutica da dislipidemia em portadores de aterosclerose coronariana significativa. HU Rev [Internet]. 23 de marzo de 2012 [citado 17 de julio de 2024];37(2). Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1471

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a