Análise do Crescimento e Desenvolvimento Motor de Escolares de 1ª a 4ª Série do Município de Holambra – São Paulo.
Keywords:
Crescimento, Avaliação, Saúde Escolar.Abstract
Este estudo teve por objetivo avaliar o estágio de crescimento de alunos de 1ª a 4ª série de uma escola pública no município de Holambra-SP, sendo 60 escolares (33 meninas e 27 meninos). A metodologia incluiu dois tipos de avaliação: a) avaliação antropométrica (estatura, peso e composição corporal) e b) avaliação motora (motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, rapidez e organização espacial) estes testes motores foram padronizados por Rosa Neto (2002). Os resultados obtidos revelaram padrão normal de crescimento para ambos os sexos, com pequenas diferenças de estatura, peso e composição corporal. O sexo feminino como era esperado, apresentou maiores porcentagens de gordura corporal, especialmente devido ao fato de algumas meninas estarem iniciando a fase de estirão. Os dados coletados de IMC apontaram 3 casos de obesidade, 8 de sobrepeso e 1 abaixo do peso. Os testes motores constantes da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM - demonstraram a Idade Motora Geral dos escolares como sendo de perfil “normal médio”, indicando superioridade do sexo feminino para habilidades como: Equilíbrio, Esquema Corporal, Rapidez e Organização Espacial. Quanto às correlações dos dados, os resultados foram pouco significativos, registrando apenas forte correlação com a IMG e a altura e massa magra no sexo masculino e correlação entre IMG e altura para o sexo feminino.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.