Uso de suplementos alimentares e ingestão proteica em pacientes em tratamento pós-operatório de cirurgia bariátrica, assistidos em nível ambulatorial.

Autores

  • Caroline Trindade da Silva Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Cirurgia Bariátrica, Deficiências proteicas, Suplementação dietética,

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a ingestão dietética de proteína assim como a adequação e a aceitação da suplementação proteica em pacientes no pós-operatório de cirurgia bariátrica assistidos em nível ambulatorial. Tratou-se de um estudo transversal com amostragem composta por 31 pacientes, sendo 74,2% mulheres. A análise dietética foi realizada por meio de Recordatório de 24 Horas. A utilização de suplementação foi avaliada por meio de questionário elaborado a partir de estudos prévios.  Foram selecionados testes não paramétricos: W-Wilcoxon, U-Mann-Whitney e χ2-Qui-Quadrado. Considerou-se o nível de 5% de significância estatística.  Observou-se 96,8% de inadequação no consumo de proteína da dieta.  Apenas 25,8% utilizavam regularmente a suplementação proteica; 32,3% dos pacientes relataram baixa aceitação ao suplemento proteico, sendo que 80% dos que tiveram baixa aceitação atribuíram a rejeição ao sabor/odor desagradáveis do produto. A presença de intolerância a carne ocorreu em 34,5% dos pacientes estudados, aumentando para 50% dentre aqueles que faziam uso regular da suplementação. Não houve diferença significativa para nenhuma das variáveis antropométricas e de ingestão dietética com o uso regular da suplementação. Diante do exposto, cabe reforçar a necessidade da suplementação de proteínas em pacientes em tratamento pós-operatório de cirurgia bariátrica, visto a susceptibilidade de desenvolver deficiências nutricionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Trindade da Silva, Universidade Federal de Sergipe

1- Caroline Trindade da Silva

Graduanda de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe.

2 – Thamires Fernanda Silva Vasconcelos

Graduanda de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe.

3 – Fabiana Melo Soares

 Nutricionista pela Universidade Federal de Sergipe.

4 – Epifânio Feitosa da Silva Neto

Nutricionista pela Universidade Federal de Sergipe.

5 – Márcia Ferreira Cândido

Doutoranda do Núcleo de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Nutricionista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe.

6 -Kiriaque Barra Ferreira Barbosa

Nutricionista, professora do Núcleo de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe, Mestre e Doutora pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

1.
Trindade da Silva C. Uso de suplementos alimentares e ingestão proteica em pacientes em tratamento pós-operatório de cirurgia bariátrica, assistidos em nível ambulatorial. HU Rev [Internet]. 22º de abril de 2014 [citado 28º de março de 2024];38(3 e 4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2082

Edição

Seção

Artigos Originais