Instruções aos autores em periódicos de enfermagem: aspectos éticos

Autores

  • Fábio da Costa Carbogim Faculdade de Enfermagem UFJF
  • Cristina Arreguy-Sena Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Betânia Maria Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Denise Barbosa de Castro Friedrich Universide Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Enfermagem, Bioética, Periódicos

Resumo

Divergências de condutas em pesquisas que envolvam seres humanos podem ocorrer. Assim, objetivou-se analisar em vinte e sete periódicos nacionais de enfermagem, nas instruções aos autores, as recomendações éticas para pesquisas envolvendo seres humanos. Trata-se de uma pesquisa exploratória documental. Como resultado, vinte e três revistas (85,2%) exigem aprovação dos trabalhos por Comitê de Ética. Quanto aos aspectos éticos, uma publicação (3,7%) faz referência genérica, três (11%), não fazem referência, dezoito (66,7%) orientam a incluí-los no texto do artigo, quatro (14,8%) exigem carta assinada pelo autor. Quanto aos documentos, dezesseis (59,2%) exigem cópia de aprovação pelo Comitê de Ética, três (11%) não fazem referências, 11 (40,7%) exigem informações dos aspectos éticos incluídos no texto e cópia de aprovação pelo Comitê de Ética. Uma publicação (3,7%) estabelece aspectos éticos incluídos no texto do artigo, cópia de aprovação do trabalho e carta assinada pelo autor. A análise do número de periódicos brasileiros de enfermagem que exigem como condição para apresentação do artigo, o envio de documentos comprobatórios de atendimento às recomendações éticas de investigação com seres humanos e o nível de requerimento para publicação, evidenciou maior rigor quando comparado com os periódicos da área de saúde, apesar da falta de padronização entre os periódicos de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio da Costa Carbogim, Faculdade de Enfermagem UFJF

Graduado e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Possui Especialização nos moldes de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto - HU/UFJF (2005-2007). Especialista em Políticas e Pesquisa em Saúde Coletiva - NATTES-UFJF(2006). MBA em Gestão nos Serviços de Saúde e Controle de Infecção pela INESP(2008-2009). Atualmente é Mestrando em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFJF.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

1.
Carbogim F da C, Arreguy-Sena C, Fernandes BM, Friedrich DB de C. Instruções aos autores em periódicos de enfermagem: aspectos éticos. hu rev [Internet]. 25º de fevereiro de 2013 [citado 19º de agosto de 2022];38(1 e 2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1869

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)