Avaliação da Composição Nutricional dos Cardápios da Alimentação Escolar das escolas da rede municipal de Taquaraçu de Minas - MG
Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Cardápios Escolares, PNAEResumo
O presente estudo objetivou avaliar os cardápios das escolas da rede municipal de ensino no Município de Taquaraçu de Minas – MG frente às recomendações do PNAE para escolares das faixas etárias entre 6-10 e 11-15 anos. Para verificar a adequação nutricional, foram utilizadas as médias de consumo de energia, carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, cálcio, ferro, magnésia, zinco, vitamina C e vitamina A, comparados com as cotas preconizadas pelo PNAE (2009). Os cardápios analisados mostraram-se adequados em relação à maioria das recomendações do PNAE para alunos entre 6-10 anos, e não atingiram as recomendações para energia, carboidratos, proteínas, cálcio, magnésio e zinco para os alunos entre 11-15 anos. Evidencia-se a necessidade de diferenciação no per capita ofertado para os alunos da maior faixa etária, visando diminuir o risco nutricional, bem como melhor atender às recomendações do PNAE.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.