RETINOL SÉRICO, CONDIÇÃO CLÍNICA E PERFIL DIETÉTICO RELACIONADO À VITAMINA A EM PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Pollyanna Costa Cardoso Pires UFJF - Campus GV (Departamento de Nutrição) Docente
  • Lilian Uchoa Carneiro UFES - Campus Alegre (Departamento de Farmácia e Nutrição) Egresso
  • Maria das Graças Vaz Tostes UFES - Campus Alegre (Departamento de Farmácia e Nutrição) Docente
  • Helena Maria Pinheiro Sant’Ana UFV - Campus Viçosa (Departamento de Nutrição e Saúde) Docente
  • Neuza Maria Brunoro Costa UFES - Campus Alegre (Departamento de Farmácia e Nutrição) Docente

Palavras-chave:

Deficiência de vitamina A. Vitamina A. Estado nutricional. Pré-escolares.

Resumo

A deficiência de vitamina A (DVA) é considerada um problema de saúde pública em muitos países em desenvolvimento, e acomete principalmente crianças em idade pré-escolar. O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional relacionado à vitamina A em pré-escolares. O retinol sérico foi dosado em 84 pré-escolares, por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, e avaliado segundo os valores de referência da Organização Mundial da Saúde. A avaliação clínica investigou sinais e sintomas pertinentes à DVA em 43 crianças. Foi avaliado o consumo alimentar habitual, por meio do questionário de frequência de consumo alimentar, e o consumo atual, por meio da pesagem direta dos alimentos e do registro alimentar, em 21 pré-escolares. Foi aplicado o teste exato de Fisher (α=5%) para avaliar associação entre as variáveis. A mediana de retinol sérico dos pré-escolares foi 50,6 µg/dL. Não foram encontrados níveis de retinol sérico baixos ou deficientes, mas encontrou-se uma pequena parcela (13%) de pré-escolares com níveis marginais. Nenhuma criança apresentou manifestações clínicas relacionadas à DVA. A avaliação do consumo habitual mostrou inadequação de vitamina A em 81 % dos pré-escolares. A avaliação do consumo atual mostrou que 66,7% dos pré-escolares consumiram quantidades de vitamina A dentro da recomendação para sua faixa etária. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre os níveis de retinol sérico e o consumo alimentar dos pré-escolares. Considera-se necessário o acompanhamento nutricional das crianças em risco de DVA, para adequação do consumo de vitamina A e dos níveis de retinol sérico.

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Biografia do Autor

Pollyanna Costa Cardoso Pires, UFJF - Campus GV (Departamento de Nutrição) Docente

Possui mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2008), especialização em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras (2005) e graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Foi nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano-MG. Foi professora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Alegre. É professora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares, atua na área de Análise Nutricional de População, Nutrição Materno-Infantil, Nutrição em Saúde Coletiva, Ciência de Alimentos.

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Publicado

2015-08-20

Como Citar

1.
Costa Cardoso Pires P, Uchoa Carneiro L, Vaz Tostes M das G, Pinheiro Sant’Ana HM, Brunoro Costa NM. RETINOL SÉRICO, CONDIÇÃO CLÍNICA E PERFIL DIETÉTICO RELACIONADO À VITAMINA A EM PRÉ-ESCOLARES. HU Rev [Internet]. 20º de agosto de 2015 [citado 30º de dezembro de 2024];40(3 e 4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2437

Edição

Seção

Artigos Originais