Integração do ensino da ultrassonografia point of care no currículo de graduação em medicina: um relato de experiência

Autores

  • Marcus Gomes Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.
  • Flávio Augusto Teixeira Ronzani Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.
  • Wander Barros Carmo Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.
  • Gabriela Cumani Toledo Programa de pós graduação de Saúde Brasileira da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.
  • Rogerio Baumgratz de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.13977

Palavras-chave:

integração, ultrassonografia, graduação médica

Resumo

Introdução: O termo ultrassonografia a beira do leito ou point of care (POCUS) tem sido utilizado para descrever o uso de ultrassons portáteis pelo médico quando do atendimento ao paciente. A POCUS está cada vez mais sendo integrada a prática médica como extensão do exame físico tradicional. Objetivo: Apresentar a experiência da implementação do ensino da POCUS no currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFJF. Relato de experiência: São descritos o processo e as condições de implementação da disciplina Ecografia Clínica (EC) I com os alunos do quarto período do curso de medicina da UFJF. Resultados: Avaliação cognitiva (AC) com opções de múltipla escolha, 88% dos estudantes obtiveram notas iguais ou superiores 80 pontos. Na AC de associação de imagens, o resultado foi ainda melhor, chegando 96% dos discentes com notas iguais ou superiores a 80 pontos (nenhum aluno obteve nota inferior a 60 pontos). No OSCE, o aproveitamento igual ou superior a 80 pontos foi alcançado por 92% dos alunos. Avaliação de satisfação com a disciplina EC I (escala do tipo Likert) pelos estudantes revelou que a maioria absoluta deles considera que a ultrassonografia melhorou a sua educação médica, melhorou a qualidade do seu exame físico e deveria ser mais inserida no currículo médico. Conclusão: a inserção da ultrassonografia no ensino de graduação em medicina é pedagogicamente adequada e aprovada pelos estudantes.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

1.
Bastos MG, Teixeira Ronzani FA, Carmo WB, Toledo GC, de Paula RB. Integração do ensino da ultrassonografia point of care no currículo de graduação em medicina: um relato de experiência. HU Rev [Internet]. 1º de agosto de 2019 [citado 2º de dezembro de 2024];45(1):98-103. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13977

Edição

Seção

Relato de Experiência

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