Integração do ensino da ultrassonografia point of care no currículo de graduação em medicina: um relato de experiência

Autores/as

  • Marcus Gomes Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.
  • Flávio Augusto Teixeira Ronzani Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.
  • Wander Barros Carmo Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.
  • Gabriela Cumani Toledo Programa de pós graduação de Saúde Brasileira da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.
  • Rogerio Baumgratz de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica- Juiz de Fora- MG.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.13977

Palabras clave:

integração, ultrassonografia, graduação médica

Resumen

Introdução: O termo ultrassonografia a beira do leito ou point of care (POCUS) tem sido utilizado para descrever o uso de ultrassons portáteis pelo médico quando do atendimento ao paciente. A POCUS está cada vez mais sendo integrada a prática médica como extensão do exame físico tradicional. Objetivo: Apresentar a experiência da implementação do ensino da POCUS no currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFJF. Relato de experiência: São descritos o processo e as condições de implementação da disciplina Ecografia Clínica (EC) I com os alunos do quarto período do curso de medicina da UFJF. Resultados: Avaliação cognitiva (AC) com opções de múltipla escolha, 88% dos estudantes obtiveram notas iguais ou superiores 80 pontos. Na AC de associação de imagens, o resultado foi ainda melhor, chegando 96% dos discentes com notas iguais ou superiores a 80 pontos (nenhum aluno obteve nota inferior a 60 pontos). No OSCE, o aproveitamento igual ou superior a 80 pontos foi alcançado por 92% dos alunos. Avaliação de satisfação com a disciplina EC I (escala do tipo Likert) pelos estudantes revelou que a maioria absoluta deles considera que a ultrassonografia melhorou a sua educação médica, melhorou a qualidade do seu exame físico e deveria ser mais inserida no currículo médico. Conclusão: a inserção da ultrassonografia no ensino de graduação em medicina é pedagogicamente adequada e aprovada pelos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Haven KF. "100 greatest inventions of all time". 2006. Wesport (CT): Libraries Unlimited. 96-8.

Weinberg F. The history of the stethoscope. Canadian Family Physician. 1993;39(3):2223-4.

MOORE CL; COPEL, JA. Point-of-Care Ultrasonography. New Engl J Med. 2011;364(8):749-57. doi: 10.1056/NEJMra0909487

Galusko V, Khanji MY, Bodger O, Weston C, Chambers J, Ionescu A. Hand-held Ultrasound Scanners in Medical Education: A Systematic Review. J Cardiovasc Ultrasound. 2017;25(3):75-83. doi: 10.4250/jcu.2017.25.3.75

Isherwwod I. Radiologic education in Europe. New challenges and new opportunities. Invest Radiol. 1993;(Suppl3):S94-5.

Price S, Via G, Sloth E, Guarracino F, Breitkreutz R, Catena E, et al. Echocardiography practice, training and accreditation in the intensive care: document for the World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (WINFOCUS). Cardiovasc Ultrasound. 2008:6:49. doi: 10.1186/1476-7120-6-49

Ayuela Azcárate JM, Clau-Terré F, Vicho Pereira R, Guerrero de Mier M, Carrillo López A, Ochagavia A, at al. [Consensus document on ultrasound training in Intensive Care Medicine. Care process, use of the technique and acquisition of professional skills]. Med Intensiva. 2014;38(1):33-40. doi: 10.1016/j.medin.2013.07.003

VIA G, Hussain A, Wells M, Reardon R, ElBarbary M, Noble V, et al. International evidence-based recommendations for focused cardiac ultrasound. International Liaison Committee on Focused Cardiac UltraSound (ILC-FoCUS); International Conference on Focused Cardiac UltraSound (IC-FoCUS). J Am Soc Echocardiogr. 2014;27(7):683.e1-683.e33. doi: 10.1016/j.echo.2014.05.001

Solomon SD, Saldana F. Point-of-care ultrasound in medical education-stop listening and look. N Engl J Med. 2014;370(12):1083-5.

Hoppmann R, Coo T, Hunt P, Fowler S, Paulman L, Wells J, et al. Ultrasound in medical education: A vertical curriculum at the University of South Carolina School of Medicine. JSC Med Assoc. 2006;102(10):330–4.

Angtuaco TL, Hopkins RH, DuBose TJ, Bursac Z, Angtuaco MJ Ferris EJ. Sonographic physical diagnosis 101: Teaching senior medical students basic ultrasound scanning skills using a compact ultrasound system. Ultrasound Q. 2007;(23):157-60.

Rao, S, van Holsbeeck L, Musial JL, Parker A, Bouffard JA, Bridge P, et al. A pilot study of comprehensive ultrasound education at the Wayne State University School of Medicine: A pioneer year review. J Ultrasound Med. 2008;(27):745-9.

Syperda VA, Trivedi PN, Melo LC, Freeman ML, Ledermann EJ, Smith ™, al. Ultrasonography in preclinical education: A pilot study. J Am Osteopath Assoc. 2008;108(10):601-5.

Afonso N, Amponsah D, Yang J, Mendez J Bridge P, Hays G, et al. Adding new tools to the black bag: Introduction of ultrasound into the physical diagnosis course. J Gen Intern Med. 2010;25(11):1248–52.

Fox JC, Chiem A, Rooney K, Maldonado. Web-based lectures, peer instruction and ultrasound-integrated medical education. Med Educ. 2012;46(11):1109-10.

Bahner DP, Jasn A, Boore S, Mueller A, Cortez E. The Ultrasound Challange: A novel approach to Medical Students Ultrasound Education. J Ultrasound Med. 2012;31(12):2013–16.

KOBAL, S. L. et al.; Comparison of effectiveness of hand-carried ultrasound to bedside cardiovascular physical examination. Am J Card. 2005;96(7):1002-6.

Mouratev G, Howe D, Hoppmann R, Postan MB, Reid R, Varnadoe J, et al. Teaching medical students ultrasound to measure liver size: comparison with experienced clinicians using physical examination alone. Teach Learn Med. 2013;25(1):84-8. doi: 10.1080/10401334.2012.741535.

Projeto Pedagógico do Curso de Medicina – FAMED UFJF. (http://www.ufjf.br/medicina/files/2015/04/PPC-FAMED2015.pdf)

Harden, R. M. ‘Twelve tips for organizing an Objective Structured Clinical Examination (OSCE)’. Medical Teacher. 1990; 12(3):259-64.

Publicado

2019-08-01

Cómo citar

1.
Bastos MG, Teixeira Ronzani FA, Carmo WB, Toledo GC, de Paula RB. Integração do ensino da ultrassonografia point of care no currículo de graduação em medicina: um relato de experiência. HU Rev [Internet]. 1 de agosto de 2019 [citado 21 de noviembre de 2024];45(1):98-103. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/13977

Número

Sección

Relato de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>