DIMENSÕES DA RESILIÊNCIA

UM RETRATO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49595

Resumo

Este artigo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e analisar a capacidade de resiliência de estudantes com deficiência no ensino superior da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, com o uso de questionário sociodemográfico, Escala de Resiliência e entrevistas semiestruturadas. A amostra foi composta por sete estudantes que ingressaram na UFV por meio da política de cotas. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos participantes apresentou níveis moderados de resiliência, com maior desenvolvimento nos fatores relacionados à resolução de ações, valores e autoconfiança, embora a dimensão de independência e determinação tenha apresentado escores mais baixos. As análises qualitativas, apoiadas na análise lexical e na nuvem de palavras, destacaram conceitos, como desafios, medo, apoio, superação, força, autoconfiança e aprendizado. Os depoimentos dos estudantes revelaram que a resiliência é um processo contínuo que envolve o enfrentamento de medos, a construção de redes de apoio, o fortalecimento da autoconfiança e o desenvolvimento do autoconhecimento. O estudo evidenciou ainda que as experiências de superação estão diretamente associadas ao apoio familiar, aos vínculos de amizade, à religiosidade e à busca por significado acadêmico e pessoal. Concluiu-se que a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior exige práticas institucionais que considerem suas singularidades e promovam não apenas acessibilidade, mas também suporte emocional e fortalecimento das competências socioemocionais. A resiliência, nesse contexto, emerge como fator determinante para o enfrentamento das adversidades e a continuidade no percurso acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Dias Pereira Alves Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Política Social e Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Administradora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Pós-Doutora em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph (UOGUELPH). Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Renato Augusto da Conceição Alves, Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Gestão. Técnico Administrativo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa/MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Oliveira, N. D. P. A., Loreto, M. das D. S. de, & ALves, R. A. da C. . (2025). DIMENSÕES DA RESILIÊNCIA: UM RETRATO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR. Educação Em Foco, 30(1), e30061. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49595

Edição

Seção

Artigos