DIMENSÕES DA RESILIÊNCIA
UM RETRATO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49595Resumo
Este artigo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e analisar a capacidade de resiliência de estudantes com deficiência no ensino superior da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, com o uso de questionário sociodemográfico, Escala de Resiliência e entrevistas semiestruturadas. A amostra foi composta por sete estudantes que ingressaram na UFV por meio da política de cotas. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos participantes apresentou níveis moderados de resiliência, com maior desenvolvimento nos fatores relacionados à resolução de ações, valores e autoconfiança, embora a dimensão de independência e determinação tenha apresentado escores mais baixos. As análises qualitativas, apoiadas na análise lexical e na nuvem de palavras, destacaram conceitos, como desafios, medo, apoio, superação, força, autoconfiança e aprendizado. Os depoimentos dos estudantes revelaram que a resiliência é um processo contínuo que envolve o enfrentamento de medos, a construção de redes de apoio, o fortalecimento da autoconfiança e o desenvolvimento do autoconhecimento. O estudo evidenciou ainda que as experiências de superação estão diretamente associadas ao apoio familiar, aos vínculos de amizade, à religiosidade e à busca por significado acadêmico e pessoal. Concluiu-se que a permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior exige práticas institucionais que considerem suas singularidades e promovam não apenas acessibilidade, mas também suporte emocional e fortalecimento das competências socioemocionais. A resiliência, nesse contexto, emerge como fator determinante para o enfrentamento das adversidades e a continuidade no percurso acadêmico.
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