TRAJECTORY AND CHALLENGES OF YOUTH AND ADULT EDUCATION IN THE INTEGRATED TECHNICAL COURSE AT THE IFRN MOSSORÓ CAMPUS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49291

Abstract

This article presents a case study that critically analyzes the historical trajectory and institutional challenges of the Integrated Technical Course in Building Construction - Youth and Adult Education (EJA), offered by the IFRN Mossoró Campus between 2006 and 2025. The research combines quantitative and qualitative data, based on document analysis, statistical surveys, and questionnaires applied to teachers, to investigate indicators of retention, completion, institutional effectiveness, and efficiency, as well as teachers' perceptions regarding training, pedagogical practices, and improvement proposals. The results reveal a scenario marked by high dropout and retention rates, low completion and effectiveness rates, and persistent weaknesses in both initial and continuing teacher education. The lack of articulation between general and technical education emerges as a central barrier to the consolidation of an integrated and contextualized pedagogical approach. The analysis indicates that the advances achieved are mostly limited to infrastructure improvements, without consistent impacts on formative processes. Teachers' suggestions emphasize the urgency of structural measures, such as curricular modularization, development of integrative pedagogical projects, strengthening of continuing education, and adaptation of pedagogical practices to the reality of working students. Based on critical frameworks of integrated professional education, the study concludes that overcoming the challenges of EJA requires profound transformations guided by an omnilateral and emancipatory educational policy, sustained by institutional commitment to the right to integral and socially referenced education.

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Author Biographies

Jônnata Fernandes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Mossoró

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Mestre em Ciências Naturais pela UERN, Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN. Atuou como docente no Instituto Federal do Maranhão Campus Avançado Carolina (2017-2020), no Curso Técnico em Meio Ambiente, ministrando as disciplinas de Ecologia, Biomas Brasileiros e Projetos Ambientais. Foi docente no Instituto Federal do Ceará Campus Jaguaribe (2021-2023), no Curso de Graduação em Ciências Biológicas, lecionando Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Conservação, Ecologia Regional, Metodologia do Trabalho Científico e TCC. Também atuou como docente colaborador no Mestrado em Ciências Naturais da UERN, nas disciplinas de Estatística Multivariada (2016), Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais (2017) e Ecologia Aplicada (2018). Atualmente, desde 2023, é Professor EBTT (classe B-03) no Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Mossoró, onde ministra as disciplinas de Biologia no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente e Ecologia do Semiárido no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. É pesquisador nos seguintes grupos: Multidisciplinar de Pesquisas em Educação de Ciências Exatas, Humanas e da Natureza (IFCE/CNPq, 2023-atual), Ecologia e Sistemática Animal (UERN/CNPq, 2014-atual), Núcleo de Estudos de Ciências e Tecnologias Ambientais (IFRN/CNPq, 2024-atual), e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado ao Planejamento Ambiental e Recursos Pesqueiros (UFMA/CNPq, 2023-atual). Foi líder do Grupo de Estudos em Meio Ambiente (IFMA/CNPq, 2018-2021). Possui experiência nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em ambientes de Lagoa, Rio, Estuário, Manguezal, Restinga, Semiárido/Caatinga, Cerrado e Pantanal. Publicou 46 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 4 livros e 24 capítulos de livros. Seu índice de H-index é 4 (Web of Science), 6 (Scopus) e 8 (Google Scholar). Atualmente (2025), concluiu a especialização em Educação 4.0 pelo Instituto Mineiro de Educação Superior (IMES), com interesse na utilização de metodologias ativas de ensino, com foco na aplicação dessas abordagens nas áreas específicas que ministra, buscando aprimorar o aprendizado dos alunos por meio de práticas inovadoras e interativas.

Maria Clara Oliveira Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Mossoró

Discente do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Mossoró. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq no Projeto "Trajetória e Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Curso Técnico Integrado em Edificações do IFRN Campus Mossoró de 2006 a 2025".

 

Janete Fernandes de Oliveira Silva, Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, SEEC-RN

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e mestrado pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN). Atua na elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares e socioemocionais voltados à formação integral dos estudantes. Tem experiência na área de Letras, Gramática e Redação, com ênfase em Fonética-Fonologia e Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética, fala, escrita, intertextualidade e análise do discurso literário. Professora de Língua Portuguesa, Gramática, Redação e Literatura da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, SEEC-RN.

Published

2025-09-17

How to Cite

Oliveira, J. F. de, Diniz, M. C. O. ., & Silva, J. F. de O. (2025). TRAJECTORY AND CHALLENGES OF YOUTH AND ADULT EDUCATION IN THE INTEGRATED TECHNICAL COURSE AT THE IFRN MOSSORÓ CAMPUS. Educação Em Foco, 30(1), e30058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49291