FATORES QUE IMPACTAM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CONCEPÇÕES DE EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45117Resumo
O estudo investigou as concepções de professoras da educação infantil sobre fatores que promovem ou dificultam o desenvolvimento infantil, à luz da teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Tem como objetivo geral investigar concepções de professoras sobre fatores que promovem e impedem o desenvolvimento infantil e suas implicações para a psicologia escolar educacional. Foram entrevistadas 25 professoras de creches públicas e privadas, que responderam a um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo indicou a centralidade dos microssistemas escola e família, destacando práticas lúdicas, afetivas e planejadas como promotoras, e a instabilidade familiar e o uso excessivo de telas como prejudiciais. A pandemia foi apontada como fator de impacto negativo no desenvolvimento social, acadêmico e linguístico. Conclui-se que compreender as concepções de docentes sobre esses fatores é essencial para criar intervenções eficazes, estimulando práticas parentais e educacionais que promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil. Ressalta-se a relevância da teoria de Bronfenbrenner atualmente, especialmente para compreender a realidade pandêmica e suas implicações. O estudo evidencia implicações para a psicologia escolar educacional.
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