Apropriação da escrita por crianças de 8 anos na pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47586Resumen
O texto aborda o tema da alfabetização no contexto pós-pandemia. Faz referência a pesquisas realizadas durante o período em que as escolas estavam fechadas e discute as consequências para o processo de aquisição da escrita entre crianças do 3º ano do Ensino Fundamental que foram consideradas não alfabetizadas em 2022. O estudo foi realizado em uma escola pública de Belo Horizonte, dentro da rede de ensino do estado de Minas Gerais, envolvendo 19 crianças organizadas em cinco grupos heterogêneos, com base no conhecimento do sistema de escrita. O objetivo é analisar os resultados das avaliações inicial e final, com base nos níveis de escrita definidos por Emilia Ferreiro, após as crianças participarem de um programa de intervenção na escrita que incluiu palavras com sílabas complexas: Consoante–Vogal–Consoante (CVC), Consoante–Consoante–Vogal (CCV) e Consoante–Vogal–Nasal (CV [nasal]). Os resultados revelaram um aumento no número de correspondências pertinentes entre grafemas e fonemas, sendo a sílaba CV [nasal] a mais desafiadora para as crianças, pois apresentou o menor número de respostas corretas.
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