Apropriação da escrita por crianças de 8 anos na pós-pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47586

Resumen

O texto aborda o tema da alfabetização no contexto pós-pandemia. Faz referência a pesquisas realizadas durante o período em que as escolas estavam fechadas e discute as consequências para o processo de aquisição da escrita entre crianças do 3º ano do Ensino Fundamental que foram consideradas não alfabetizadas em 2022. O estudo foi realizado em uma escola pública de Belo Horizonte, dentro da rede de ensino do estado de Minas Gerais, envolvendo 19 crianças organizadas em cinco grupos heterogêneos, com base no conhecimento do sistema de escrita. O objetivo é analisar os resultados das avaliações inicial e final, com base nos níveis de escrita definidos por Emilia Ferreiro, após as crianças participarem de um programa de intervenção na escrita que incluiu palavras com sílabas complexas: Consoante–Vogal–Consoante (CVC), Consoante–Consoante–Vogal (CCV) e Consoante–Vogal–Nasal (CV [nasal]). Os resultados revelaram um aumento no número de correspondências pertinentes entre grafemas e fonemas, sendo a sílaba CV [nasal] a mais desafiadora para as crianças, pois apresentou o menor número de respostas corretas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valeria Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), Lisboa/Portugal (2019); Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG, na linha de pesquisa Educação e Linguagem (2010). Mestre em Educação (1994) e graduada em Pedagogia (1988) pela UFMG. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG, leciona disciplinas envolvendo a temática da alfabetização e letramento. Coordena a linha Alfabetização e letramento do Mestrado Profissional Educação e Docência - PROMESTRE/FaE/UFMG. É integrante do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFMG. É pesquisadora do CEALE- FaE/UFMG e integra o Grupo de Pesquisa em Alfabetização (GPA).Atuou como coordenadora do curso de pedagogia da FaE/UFMG (2013-2015). Atuou como Coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência -PIBID, Pedagogia anos iniciais (no período de 2015 a 2017). 

Josiane Marcelos, Professora da Educação Infantil na rede pública municipal de Belo Horizonte e de Santa Luzia

Mestre em Educação pelo Mestrado Profissional, Educação e Docência – PROMESTRE da Faculdade de Educação/UFMG, Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, atua como professora da Educação Infantil na rede pública municipal de Belo Horizonte e de Santa Luzia; atuou na supervisão pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participa do Grupo de Pesquisa em Alfabetização –GPA/CEALE/UFMG, é membro da Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF e do Núcleo Brasil – Rede Latino-Americana de Alfabetização.

Publicado

2025-06-28

Cómo citar

Barbosa, V., & Marcelos, J. (2025). Apropriação da escrita por crianças de 8 anos na pós-pandemia. Educação Em Foco, 30(1), e30032. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47586