A GESTÃO FISCAL E EQUIDADE

UM ESTUDO QUALITATIVO DO ICMS EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46036

Resumo

Trata-se de análise do ICMS Educação, adotado nacionalmente pela Emenda Constitucional nº 108/2020. O objetivo foi analisar o papel da gestão fiscal, em articulação com a Educação, como indutora de equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos. Foi realizada análise qualitativa, com levantamento das legislações estaduais, análise de conteúdo, seguida de análise de discurso, visando identificar como os estados constituíram métricas para distribuição do ICMS Educação. Os resultados apontam que, num cenário de incertezas semânticas e incipiência técnica, 25 estados aprovaram legislação específica, em regra, com indicadores que expressam interpretação restritiva da equidade, havendo risco de inefetividade do mecanismo ou geração de efeitos contrários aos desejados. O mecanismo está em implantação nos sistemas distributivos dos estados, havendo ainda tempo hábil para aprimoramentos, os quais exigem mobilização de saberes fiscais e sociais e diálogo federativo, para garantir equilíbrio entre sustentabilidade fiscal dos municípios e desenvolvimento social na direção da equidade.

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Biografia do Autor

Ruan Libardoni, UFRGS

Ruan Freitas Libardoni, Mestrando em Educação na UFRGS, Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Startups pelo Insper, graduado em Ciências Jurídicas, advogado empresarial em Caxias do Sul/RS e Rio de Janeiro/RJ.

Valdoir Wathier, Universidade Católica de Brasília - UCB

Valdoir Pedro Wathier, Doutor em Educação, docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB) e servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Vinícius Prinstop

Vinícius Edilberto Prinstrop, Professor de Literatura e Língua portuguesa. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Estudos literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2014. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012.

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

Libardoni, R., Wathier, V., & Prinstop, V. . (2025). A GESTÃO FISCAL E EQUIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO DO ICMS EDUCAÇÃO NO BRASIL. Educação Em Foco, 30(1), e30026. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46036

Edição

Seção

Artigos