PRÁTICAS EPISTÊMICAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS

UM ESTUDO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45266

Resumo

As atividades experimentais alinhadas às Práticas Epistêmicas são importantes ferramentas que auxiliam os estudantes na compreensão da natureza da Ciência. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é compreender como as Práticas Epistêmicas de produção, comunicação e de avaliação do conhecimento são apresentadas nas atividades experimentais dos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Para atingir esse objetivo, utilizamos como referencial teórico Araújo (2008) e, como referencial metodológico, a Análise Textual Discursiva. Analisamos três atividades experimentais pertencentes à coleção ‘Matéria, energia e vida: uma abordagem interdisciplinar’. Averiguamos que a maioria das práticas epistêmicas está presente nas questões disponibilizadas ao final das atividades experimentais. Identificamos, também, as práticas: (i) Construindo dados, Problematizando, Elaborando hipóteses e Considerando diferentes representações para explicar um dado, relacionadas às atividades sociais de Produção do Conhecimento e (ii) Descrevendo, Classificando e Usando linguagem representacional, relacionadas às atividades sociais de Comunicação do conhecimento. Desse modo, não identificamos as Práticas Epistêmicas vinculadas à atividade social de Avaliação do conhecimento. Consideramos, portanto, que o trabalho desenvolvido colabora com as pesquisas que analisam as Práticas Epistêmicas, além disso contribui para que os atuais e futuros professores da Educação Básica compreendam como essas práticas podem ser mobilizadas em sala de aula, a partir dos Livros Didáticos e de suas atividades experimentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna de Paula Rezende, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2024). Pós-graduada em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Prominas (2022). Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2022). Formada como Técnica em Química pelo Colégio Politécnico Pio XII (2017). Temas de interesse: Ensino de Química, Ensino de Ciências, Análise Discursiva, Análise de Livros Didáticos, Atividades Experimentais.

Ana Carolina Araújo da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Graduada em Licenciatura Plena em Química (2007) pela UFMT. É professora da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - CAEd/FACEd/UFJF. Atuou na Universidade Federal de Santa Catarina, no do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) e na Escola Estadual Porfíria Paula de Campos em Mato Grosso na área de Ensino de Química. Participa dos grupos de pesquisa Linguagem e Cognição em Salas de Aula de Ciências/UFMG, Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso - LabPEQ/UFMT e Co(m)textos/UFJF. É membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).Temas de interesse: Ensino de Química, Ensino de Ciências, Análise Discursiva, Análise de Livros Didáticos, Formação de professores e Diversidade Étnico-Racial e Relações Étnico-Raciais e Educação.

Downloads

Publicado

2025-02-04

Como Citar

REZENDE, B. D. P., & Silva, A. C. A. da. (2025). PRÁTICAS EPISTÊMICAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS. Educação Em Foco, 30(1), e30002. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45266

Edição

Seção

Artigos