O IDEÁRIO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO
DA BNCC AO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36334Resumo
Este artigo objetiva traçar reflexões sobre o Novo Ensino Médio no estado de São Paulo. Considerando que esta política é fruto da reforma do Ensino Médio, imposta durante o governo golpista de Michel Temer e normatizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desta etapa de ensino, identifica seus nexos com o ideário neoliberal entranhando nas políticas educacionais brasileiras desde os anos de 1990. A metodologia para a produção do artigo consistiu em pesquisa bibliográfica e análise preliminar dos documentos referentes ao Novo Ensino Médio no estado de São Paulo: currículo em ação, documento orientador de sua implementação e matriz curricular. As discussões apresentadas são resultados parciais da pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados indicam que o Novo Ensino Médio paulista sinaliza para o estreitamento curricular e o aligeiramento na formação dos jovens, limitando o acesso aos conhecimentos historicamente construídos aos filhos da classe trabalhadora que estão na escola pública. Não há evidências que os itinerários formativos garantirão aos jovens o aprofundamento de suas aprendizagens a partir da apropriação dos objetos de conhecimentos filosóficos, sociológicos, geográficos, históricos, biológicos, físicos, químicos e artísticos. Faz-se necessário olhar para essas propostas com ressalvas, estudá-las minuciosamente, ampliar o debate, resistir e se mobilizar na luta pela garantia dos direitos de nossos jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.