O IDEÁRIO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO

DA BNCC AO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

Este artigo objetiva traçar reflexões sobre o Novo Ensino Médio no estado de São Paulo. Considerando que esta política é fruto da reforma do Ensino Médio, imposta durante o governo golpista de Michel Temer e normatizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desta etapa de ensino, identifica seus nexos com o ideário neoliberal entranhando nas políticas educacionais brasileiras desde os anos de 1990. A metodologia para a produção do artigo consistiu em pesquisa bibliográfica e análise preliminar dos documentos referentes ao Novo Ensino Médio no estado de São Paulo: currículo em ação, documento orientador de sua implementação e matriz curricular. As discussões apresentadas são resultados parciais da pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados indicam que o Novo Ensino Médio paulista sinaliza para o estreitamento curricular e o aligeiramento na formação dos jovens, limitando o acesso aos conhecimentos historicamente construídos aos filhos da classe trabalhadora que estão na escola pública. Não há evidências que os itinerários formativos garantirão aos jovens o aprofundamento de suas aprendizagens a partir da apropriação dos objetos de conhecimentos filosóficos, sociológicos, geográficos, históricos, biológicos, físicos, químicos e artísticos. Faz-se necessário olhar para essas propostas com ressalvas, estudá-las minuciosamente, ampliar o debate, resistir e se mobilizar na luta pela garantia dos direitos de nossos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiani Vieira Ortega, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Presidente Prudente

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Silvio César Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista - UNESP Presidente Prudente

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Ciências Sociais − Licenciatura Plena pela UNESP e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente, é professor assistente doutor do Departamento de Didática da UNESP (FFC − Campus de Marília) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (FCT − Campus de Presidente Prudente). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: neoliberalismo, organismos internacionais, descentralização, municipalização do ensino, financiamento da educação (FUNDEF/FUNDEB), educação municipal, adoção de sistemas apostilados de ensino e educação de tempo integral.

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Ortega, D. V., & Militão, S. C. N. (2022). O IDEÁRIO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO: DA BNCC AO NOVO ENSINO MÉDIO. Educação Em Foco, 27(1), 27030. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36334

Edição

Seção

Artigos