TRABALHO, FORMACIÓN DOCENTE, REFORMAS EDUCACIONAIS Y APARELHOS DE HEGEMONIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47652

Resumen

A formação e o trabalho docente na educação básica refletem diferentes concepções de sociedade que tensionam o campo da formação docente, no qual organizações internacionais desempenham importante papel na consolidação de um projeto hegemônico alinhado às demandas do mercado de trabalho e à globalização econômica. O estudo teve como objetivo analisar como o discurso hegemônico legitima práticas sociais, além de contribuir para a regulação do trabalho docente, favorecer o cumprimento de metas, introduzir a lógica gerencial e valorizar a iniciativa privada em detrimento da pública. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura integrada à análise de dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre vínculo empregatício docente no Brasil. Entre os resultados, destacam-se inferências sobre a carreira docente, a fragilidade dos vínculos profissionais e os desafios para a construção de uma identidade docente autônoma e crítica.

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Biografía del autor/a

Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará

Tiene un Doctorado en Educación por la Universidad Federal de Minas Gerais, una Maestría en Educación Política Pública y una Licenciatura en Pedagogía por la Universidad Federal de Pará, Profesora Titular jubilada de la Universidad Federal de Pará, actuando en el Programa de Postgrado en Educación, como docente voluntaria, Línea de Formación Docente, Trabajo Docente, Teorías y Prácticas Educativas. Tiene amplia experiencia en el ámbito educativo, donde se desempeña en supervisión de maestría y doctorado en temas como formación docente, socialización, currículo y labor docente; internacionalización y organización institucional y académica de la educación superior. Es líder del Grupo de Estudios e Investigaciones sobre Política Educativa, Formación y Trabajo Docente (Gestrado/UFPA), con varias publicaciones en libros, capítulos y revistas que resultan de proyectos de investigación ya realizados. Trabaja como revisora ​​de revistas nacionales e internacionales, y está asociada a la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Educación. Correo electrónico: acamargo@ufpa.br; Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5209-9693.

MARY JOSE ALMEIDA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Educação (2022), linha de pesquisa: Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará- UFPA. Linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais (2015), e Pós Graduação em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado da Pará (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004). Integra como pesquisadora os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -GEPES/UFPA, Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Planejamento e Gestão da Educação- GEPGED, Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA. Participa Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia PROCAD/Amazônia com interfaces da UFPA, UNIFAP, UFRR. Tem experiência na área da Educação Básica, atuando na coordenação pedagógica, Vice Direção, Coordenação Administrativa da Diretoria Regional da DRE Ananindeua 02 e na Educação Superior como professora do com ênfase nos seguintes temas: Politicas educacionais, Metodologia do Trabalho Científico, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Didática e Formação de Professores. Integra a Rede Universitas /Br e é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Camargo, A. M. M. de ., & PEREIRA, M. J. A. (2025). TRABALHO, FORMACIÓN DOCENTE, REFORMAS EDUCACIONAIS Y APARELHOS DE HEGEMONIA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30079. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47652

Número

Sección

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública