TRABALHO, FORMACIÓN DOCENTE, REFORMAS EDUCACIONAIS Y APARELHOS DE HEGEMONIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47652Resumen
A formação e o trabalho docente na educação básica refletem diferentes concepções de sociedade que tensionam o campo da formação docente, no qual organizações internacionais desempenham importante papel na consolidação de um projeto hegemônico alinhado às demandas do mercado de trabalho e à globalização econômica. O estudo teve como objetivo analisar como o discurso hegemônico legitima práticas sociais, além de contribuir para a regulação do trabalho docente, favorecer o cumprimento de metas, introduzir a lógica gerencial e valorizar a iniciativa privada em detrimento da pública. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura integrada à análise de dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre vínculo empregatício docente no Brasil. Entre os resultados, destacam-se inferências sobre a carreira docente, a fragilidade dos vínculos profissionais e os desafios para a construção de uma identidade docente autônoma e crítica.
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