REPRESENTATIVIDADE DAS CLASSES DE VERTEBRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49773Resumen
No contexto da Educação Básica, o livro didático emerge como o principal recurso didático, frequentemente sendo a única ferramenta utilizada como metodologia de aprendizagem. Na área da Zoologia, campo da Biologia dedicado ao estudo dos animais, observa-se uma predominância de representantes das classes de vertebrados como exemplos dos conteúdos de aula. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar a representatividade destas classes nos livros didáticos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental, no capítulo de Biodiversidade. Para isso, foi realizado um estudo de cunho qualiquantitativo através da análise de dados no software Iramuteq. A nuvem de palavras indicou que exemplos de mamíferos e aves predominam nos livros didáticos, enquanto peixes, anfíbios e répteis são menos abordados, apesar de sua relevância ecológica. Além disso, há uma maior ênfase nas espécies nativas da fauna brasileira em relação às exóticas. Uma análise de similitude indicou que os livros utilizam informações e espécies/grupos biológicos muito similares na caracterização do conteúdo didático. O estudo revela um viés antropocêntrico nos livros didáticos, com maior destaque para animais carismáticos e menor representação de grupos como serpentes e anuros, demonstrando a necessidade de conteúdos mais inclusivos para ampliar a compreensão da biodiversidade do país.
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