PSICODINÂMICA DO TRABALHO DOCENTE
Sofrimento, Resistência e Sentidos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48490Resumen
O sofrimento docente tem se intensificado no contexto educacional contemporâneo, impulsionado pela precarização das condições de trabalho, resultante da lógica neoliberal de gestão educacional. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, realizada conforme as diretrizes PRISMA 2020, com o objetivo de analisar as expressões de prazer e sofrimento no trabalho docente, a partir do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa foi conduzida em bases de dados nacionais e internacionais, abrangendo artigos publicados entre 2013 e 2023. Os resultados evidenciam que o sofrimento docente é marcado pela sobrecarga de demandas, pela falta de reconhecimento institucional e pelo enfraquecimento dos vínculos profissionais, impactando significativamente a saúde mental dos professores. Em contrapartida, fatores como a construção coletiva do trabalho e o reconhecimento simbólico surgem como elementos de resistência subjetiva. Conclui-se que compreender as dinâmicas de sofrimento e prazer no trabalho docente é fundamental para subsidiar políticas públicas de valorização e promoção da saúde no ambiente educacional.
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