PSICODINÂMICA DO TRABALHO DOCENTE

Sofrimento, Resistência e Sentidos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48490

Resumen

O sofrimento docente tem se intensificado no contexto educacional contemporâneo, impulsionado pela precarização das condições de trabalho, resultante da lógica neoliberal de gestão educacional. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, realizada conforme as diretrizes PRISMA 2020, com o objetivo de analisar as expressões de prazer e sofrimento no trabalho docente, a partir do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa foi conduzida em bases de dados nacionais e internacionais, abrangendo artigos publicados entre 2013 e 2023. Os resultados evidenciam que o sofrimento docente é marcado pela sobrecarga de demandas, pela falta de reconhecimento institucional e pelo enfraquecimento dos vínculos profissionais, impactando significativamente a saúde mental dos professores. Em contrapartida, fatores como a construção coletiva do trabalho e o reconhecimento simbólico surgem como elementos de resistência subjetiva. Conclui-se que compreender as dinâmicas de sofrimento e prazer no trabalho docente é fundamental para subsidiar políticas públicas de valorização e promoção da saúde no ambiente educacional.

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Biografía del autor/a

Saulo Martins, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Gestão, Educação e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduado em Gestão de Recursos Humanos (Unieuro), Pedagogia e Educação Especial (Faculdade Unifacvest). Possui especializações em Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia, Educação Especial com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista -TEA,Pedagogia Empresarial e Corporativa (Faculdade São Luís), Análise Comportamental Aplicada -ABA(Faculdade Iguaçu), Gestão de Projetos (IESB), Docência em Educação e Tecnologia (IFG Luziânia), Direitos Humanos (Faculdade Focus) e MBA em Gestão de Contabilidade e Finanças Empresariais(Faculdade São Luís). Atua como Sócio-Administrador da Escola de Cursos Livres Instituto Via Educação Luziânia e é responsável por Polos de Educação a Distância credenciados pelo MEC. Tem experiência em docência em cursos técnicos, livres e de qualificação profissional, com ênfase em orientação profissional de jovens e adultos. Foi professor da rede pública estadual de São Paulo, atuando nas séries iniciais da Educação Básica. Desenvolve pesquisas nas áreas de Psicodinâmica do Trabalho, Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias Ativas, Movimentos Sociais da Administração e Gestão de Pessoas em contextos educacionais.

Roseli Vieira Pires, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1997), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Goiás (1999), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Goiás (2023), graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2022), mestrado em Gestão e Desenvolvimento Organizacional pela Faculdade Cenecista de Varginha (2004) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás - Unu Trindade, Unu Palmeiras de Goiás e Unu Luziania - Mestrado - PPGET. Professora e Coordenadora de curso do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, planejamento estratégico, gestão da qualidade, qualidade de vida e seleção.

Publicado

2025-10-02

Cómo citar

Martins, S., & Pires, R. V. . (2025). PSICODINÂMICA DO TRABALHO DOCENTE: Sofrimento, Resistência e Sentidos. Educação Em Foco, 30(1), e30052. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48490