DESIGUALDADE NA REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES EM MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46009Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar a remuneração de professores das redes públicas municipais em Minas Gerais, seus fatores, suas configurações e sua distribuição territorial. A pesquisa buscou investigar a existência de desigualdades na remuneração docente nas diferentes mesorregiões do estado e de que forma essas desigualdades se relacionam com diferenças nas características pessoais (sexo e raça) e profissionais de professores (formação, tempo de serviço, tipo de vínculo empregatício e etapa escolar de atuação). Interessou-nos saber se professores em condições semelhantes (nos aspectos regionais, pessoais e profissionais) recebem salários desiguais. Como resultados, foi possível identificar a manutenção de acentuadas desigualdades remuneratórias, mesmo em um contexto de vigência de planos municipais de educação que, dentre outras metas, previam políticas de valorização docente e redução de desigualdades salariais entre os professores da educação básica. Identificou-se que docentes do sexo feminino contratadas da Educação Infantil, autodeclaradas negras e que atuavam em redes localizadas nas regiões menos desenvolvidas do estado, mesmo sendo de redes públicas de educação – o que teoricamente garantiria isonomia salarial – quase sempre recebem remuneração menor que seus pares do sexo masculino, autodeclarados brancos e que atuam nas séries mais avançadas da educação básica.
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