DESIGUALDADE NA REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES EM MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46009

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar a remuneração de professores das redes públicas municipais em Minas Gerais, seus fatores, suas configurações e sua distribuição territorial. A pesquisa buscou investigar a existência de desigualdades na remuneração docente nas diferentes mesorregiões do estado e de que forma essas desigualdades se relacionam com diferenças nas características pessoais (sexo e raça) e profissionais de professores (formação, tempo de serviço, tipo de vínculo empregatício e etapa escolar de atuação). Interessou-nos saber se professores em condições semelhantes (nos aspectos regionais, pessoais e profissionais) recebem salários desiguais. Como resultados, foi possível identificar a manutenção de acentuadas desigualdades remuneratórias, mesmo em um contexto de vigência de planos municipais de educação que, dentre outras metas, previam políticas de valorização docente e redução de desigualdades salariais entre os professores da educação básica. Identificou-se que docentes do sexo feminino contratadas da Educação Infantil, autodeclaradas negras e que atuavam em redes localizadas nas regiões menos desenvolvidas do estado, mesmo sendo de redes públicas de educação – o que teoricamente garantiria isonomia salarial – quase sempre recebem remuneração menor que seus pares do sexo masculino, autodeclarados brancos e que atuam nas séries mais avançadas da educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julia Marques, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais - NEPPPE/UEMG.

Roseni Fernandes Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais

 Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da UEMG (FaE/UEMG) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UEMG Ibirité). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais - NEPPPE/UEMG.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Marques, J. ., Rodrigues, R. F., & Braga, D. S. . (2025). DESIGUALDADE NA REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES EM MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS. Educação Em Foco, 30(1), e30034. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46009