Mecanismos e medidas para a igualdade de gênero e enfrentamento de violências em universidades comunitárias da Região Sul do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46898

Resumen

As desigualdades de gênero estão na base das violências que ocorrem nas instituições sociais, que requerem políticas institucionais efetivas, inclusive nas universidades. O objetivo deste artigo é evidenciar o mapeamento dos mecanismos de gênero, criados em Universidades Comunitárias (UC) da Região Sul do Brasil, até o ano de 2022, identificando as ações que realizam, em vista de uma cultura de igualdade e da prevenção das violências. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório documental. Os dados foram produzidos por meio da consulta aos sites das instituições acadêmicas. A partir dos achados realizou-se a análise temática, à luz dos estudos de gênero. Os resultados apontam que das 32 universidades, somente cinco possuem alguma medida ou mecanismo para promover a igualdade de gênero e esse número se reduz para três quando se tratam de ações para combater as discriminações e violências. Faz-se necessário maior comprometimento das instituições universitárias, visando à permanência das mulheres na universidade, já que elas são as mais impactadas pelas violências de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neiva Furlin, UFPR

Doutora em Sociologia pela UFPR (2014), com doutorado sanduíche pelo Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autónoma de México (UAM) (2012).   É membro do Núcleo Innterdisciplinar de Estudos de Gênero da UFPR. E-mail: nfurlin@yahoo.com.br.  Tal discussão é parte dos dados levantados para a pesquisa de tese, que foi  financiada com recursos da CAPES e REUNI. O artigo é parte da pesquisa de doutorado financiada pela CAPES/REUNI.

Eloísa Bido, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Graduada em Psicologia. É membro do grupo de pesquisa  Educação Políticas Públicas e Cidadania na Unoesc.  

Nataly Milagros Rubio Peñafiel, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). É membro do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania da Unoesc.

Publicado

2025-06-28

Cómo citar

Furlin, N., Bido, E., & Peñafiel, N. M. R. . (2025). Mecanismos e medidas para a igualdade de gênero e enfrentamento de violências em universidades comunitárias da Região Sul do Brasil . Educação Em Foco, 30(1), e30028. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46898