A ILUSÃO CIENTÍFICA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA

PROVOCAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.46792

Resumen

As investigações no âmbito do Ensino de História têm tido pouca preocupação com o caráter epistemológico do conhecimento histórico escolar. Basicamente, elas estão centradas nas características do conhecimento histórico disciplinar e na sua correta transposição didática para a sala de aula em diferentes níveis educativos. Em contrapartida, até mesmo os estudos oriundos da Psicologia têm se concentrado nas formas gerais de aprendizagem ou de conhecimentos específicos. No entanto, é notável a carência de estudos teóricos e práticos que analisem o conhecimento histórico escolar como uma construção particular de conhecimento histórico. Sabemos que é um conhecimento diferente do conhecimento acadêmico. Este último, conhecemos também, com exaustivas revisões historiográficas, sua marca ideológica próxima ao nacionalismo. Mas ainda não temos clareza, por exemplo, se devemos analisar o conhecimento histórico escolar como uma derivação do conhecimento científico, ou se seu caráter político é, de fato, a condição de possibilidade para sua existência. Neste ensaio, reflito sobre as relações entre a historiografia profissional e o conhecimento histórico escolar. Apresento a hipótese de que se tem criado um brilho de cientificidade que produz três tipos de ilusões: a científica, a de neutralidade e a disciplinar. Cada uma delas estabelece relações de poder entre o ensino, a didática e a disciplina histórica que acabam por ocultar as características particulares da epistemologia do conhecimento histórico escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sebastián Plá, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Doutor em Pedagogia pela Universidad Nacional Autónoma de México. Pesquisador e professor do Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). 

Flávio Pereira Bastos, Professor de História e Espanhol na educação básica privada

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor de História e Espanhol na educação básica privada.

Marcus Bomfim, Universidade Federal de Juiz de Fora

 

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ).

Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Plá, S. ., Bastos, F. P. ., & Bomfim, M. . (2024). A ILUSÃO CIENTÍFICA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: PROVOCAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.46792