USO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS EPISTÊMICOS NA LUDICIDADE AMBIENTAL
UM RELATÓRIO PELO TESTE DE MANN-WHITNEY
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43777Resumen
O objetivo desse artigo é avaliar os efeitos do uso de pressupostos teóricos epistêmicos (intencionalidade lúdica, sustentabilidade ambiental e interdisciplinaridade) em atividades lúdicas sobre conservação e preservação ambiental e analisar se o uso possibilita ao aluno ampliar a cognição sobre uma questão ambiental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de caráter explicativo, fundamentada no teste de inferência estatística de Mann-Whitney. O teste comparou dois grupos de alunos do 4º ano para verificar se os estudantes do grupo A (em que os professores receberam formação sobre a importância dos pressupostos ludo-epistêmicos no desenvolvimento de atividades lúdicas) alcançam níveis cognitivos mais amplos em relação aos estudantes do grupo B (no qual os professores passaram por encontros formativos sem o enfoque nos pressupostos delimitados). O estudo evidenciou que os grupos A e B são estatisticamente diferentes. Os resultados apontaram efeitos mais apurados na percepção (cognição) dos alunos do Grupo A sobre tópicos de conservação e preservação ambiental. Infere-se que a formação lúdica do professor é um aspecto que requer atenção, pois só se levanta esforços para conservar um ambiente natural se o jogo, a brincadeira e o faz-de-conta estiverem pedagogicamente embasados. O relatório mostra que a temática é um campo fértil para novos estudos sobre o uso dos pressupostos teóricos epistêmicos na ludicidade ambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.