O ENSINO DA ORALIDADE EM TEXTOS REGULADORES OFICIAIS, EM PORTUGAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41754

Resumen

Dada a importância dos textos reguladores oficiais (também) para o ensino da oralidade, esta nossa contribuição analisa, precisamente, o que é proposto, para este domínio, por prescrições curriculares da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Globalmente, se os dois documentos analisados parecem evidenciar uma considerável preocupação com as habilidades relacionadas com a produção e a compreensão de textos orais, a menor atenção que parece ser atribuída às restantes (sub)dimensões sugere que a complexidade do oral não teria ainda sido completamente apreendida. E daí não estarem ainda a ser explorados, em todas as suas potencialidades, todos os itens por que a oralidade se compõe.

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Biografía del autor/a

Luciana Almeida Graça, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Publicado

2023-11-22

Cómo citar

Graça, L. A. (2023). O ENSINO DA ORALIDADE EM TEXTOS REGULADORES OFICIAIS, EM PORTUGAL. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41754