MAGISTÉRIO E O FEMININO NOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS (1858-1886)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40442

Resumen

O presente artigo apresenta um panorama geral sobre a formação de professores entre 1858 e 1886, visando analisar o discurso sobre a trajetória de formação da mulher professora presente nos relatórios dos presidentes da província de Goiás, no período imperial. O período de delimitação do trabalho foi entre 1858, ano de criação da Escola Normal, e 1886, ano da sua extinção. A metodologia adotada consiste na pesquisa bibliográfica de autores como Bretas (1991), Canezin e Loureiro (1994), Primitivo (1940), dentre outros, e análise documental dos relatórios de presidentes da província goiana. A instrução pública primária no século XIX, na província de Goiás, foi marcada por muitas incertezas e desafios apresentados nos relatórios dos presidentes de província, que detalhavam como razão para a precária situação da Escola Normal, a falta de matrículas, a ausência de legislações que permitissem seu crescimento e instalação, repasse insuficiente de recursos financeiros por parte do governo central.

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Biografía del autor/a

Suzana Lopes de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2013), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2019), na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia e Pós Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2022). É Professora da área de Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no câmpus Goiânia Oeste. É docente no Programa de Mestrado em Educação do IFG, câmpus Goiânia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica - Homem, Trabalho e Educação Profissional Tecnológica (IFG).

Valéria Mendonça Pereira, Mestranda UFG

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Goiás (2022). É mestranda em educação pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atua principalmente nos temas: educação básica, direitos humanos, Educação de Jovens e Adultos e história da formação de professores e professoras.

Janaina Cristina de Jesus, IFG

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Especialização em Gestão Escolar - UFG, Mestrado em Educação - UFG, Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Câmpus Goiânia Oeste. Tem experiência e estudos na área de Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais, Gestão Escolar, Políticas Educacionais, Extensão Universitária.

Publicado

2023-08-18

Cómo citar

Lopes de Albuquerque, S., Pereira, V. M. ., & Cristina de Jesus, J. (2023). MAGISTÉRIO E O FEMININO NOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS (1858-1886). Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40442