CONHECIMENTOS EM PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES E GRADUANDOS EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38717Resumen
O presente artigo consiste na apresentação dos resultados referentes à pesquisa intitulada “A importância do conhecimento em primeiros socorros para profissionais da dança''. O objetivo deste estudo consiste em compreender a importância do conhecimento em Primeiros Socorros (PS), da prevenção de lesões e acidentes, para professores e graduandos de cursos de dança. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado on-line, pelo Google Forms, a graduandos e docentes em curso de dança em Universidades Federais, Estaduais e Privadas. Com a devolutiva de 155 formulários, os dados foram analisados de forma quantitativa. Quanto aos resultados foram identificadas as principais causas de acidentes e lesões, ações de prevenção, e acontecendo acidentes, como se dá os primeiros socorros nas aulas de dança. Identificou-se um baixo índice de partícipes que realizaram algum curso ou disciplina de PS externa a grade curricular, mesmo que a maioria acredite ser importante o conhecimento em PS para bailarinos, coreógrafos e demais profissionais da dança. Analisou-se possíveis causas de lesões e acidentes em dança que em sua maioria estão atrelados a uma carga excessiva de treino e a falta de consciência corporal e de movimento, bem como a má alimentação e falta de hidratação pelos bailarinos, ocasionando as torções nos membros inferiores e os desmaios que são as lesões/acidentes que mais foram apontadas pelos partícipes. Assim, infere-se a necessidade de as disciplinas dos cursos de dança ofertarem conteúdos no currículo que possam trazer informações quanto à prevenção de lesões e ao pronto socorrismo em aulas de dança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.