CONHECIMENTOS EM PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES E GRADUANDOS EM DANÇA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38717

Resumen

O presente artigo consiste na apresentação dos resultados referentes à pesquisa intitulada “A importância do conhecimento em primeiros socorros para profissionais da dança''. O objetivo deste estudo consiste em compreender a importância do conhecimento em Primeiros Socorros (PS), da prevenção de lesões e acidentes, para professores e graduandos de cursos de dança. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado on-line, pelo Google Forms, a graduandos e docentes em curso de dança em Universidades Federais, Estaduais e Privadas. Com a devolutiva de 155 formulários, os dados foram analisados de forma quantitativa. Quanto aos resultados foram identificadas as principais causas de acidentes e lesões, ações de prevenção, e acontecendo acidentes, como se dá os primeiros socorros nas aulas de dança. Identificou-se um baixo índice de partícipes que realizaram algum curso ou disciplina de PS externa a grade curricular, mesmo que a maioria acredite ser importante o conhecimento em PS para bailarinos, coreógrafos e demais profissionais da dança. Analisou-se possíveis causas de lesões e acidentes em dança que em sua maioria estão atrelados a uma carga excessiva de treino e a falta de consciência corporal e de movimento, bem como a má alimentação e falta de hidratação pelos bailarinos, ocasionando as torções nos membros inferiores e os desmaios que são as lesões/acidentes que mais foram apontadas pelos partícipes. Assim, infere-se a necessidade de as disciplinas dos cursos de dança ofertarem conteúdos no currículo que possam trazer informações quanto à prevenção de lesões e ao pronto socorrismo em aulas de dança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Stéphane Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do curso de Dança pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharela em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Evanize Siviero, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado em Dança e Educação Especial (2018) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Doutorado em Dança e Educação Somática pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa-PT (2014). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro (2004).

Publicado

2023-01-20

Cómo citar

Silva, L. S., & Siviero, E. (2023). CONHECIMENTOS EM PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES E GRADUANDOS EM DANÇA. Educação Em Foco, 27(1), 27073. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38717