MEMÓRIAS DO PASSADO
REFLEXÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES NORDESTINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37585Resumen
O objetivo dessa investigação consiste em identificar, entre as narrativas autobiográficas e autorreflexivas de mulheres adultas e idosas, questões específicas que fizeram parte de suas histórias do passado e que justificassem o retorno às escolas de EJA, em tempos atuais. Pôde-se contar como técnica de investigação, de entrevistas semiestruturadas, que funcionaram como conversas, dirigidas com o propósito de interrogar: o que os sujeitos da pesquisa – mulheres, adultas, idosas – enxergam, nos tempos atuais e o que podem nos dizer a respeito do acesso à educação na década de 1980? O que impediram essas pessoas de concluírem os estudos na idade adequada e o que perceberam de mudança nos tempos atuais? As entrevistas semiestruturadas foram gravadas em áudio, com quatro estudantes. A pesquisa foi realizada com estudantes da EJA de uma escola regular do estado do Ceará, como também com estudantes de um programa de política pública para este público, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Apodi. Constatamos que ainda existe uma negação continuada do direito à educação para este público, comprovadas pelas inúmeras vezes em que as entrevistadas citam terem tentado voltar ao ambiente escolar e tiveram que, mais uma vez abandonar. Em contrapartida, todas puderam, no retorno à escola nos tempos atuais, entender o universo feminino e o mais importante, se autoreconhecer enquanto cidadãs, bem como toda a sistemática vivida pelas mulheres no espaço-tempo. Certificamos que a Educação de Jovens e Adultos se apresenta como uma alternativa para reparar um direito negado, equalizar os capitais sociais e qualificar os atores da EJA, sendo esta última uma função permanente da escola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.