O PSIQUISMO NO TEMPO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36482Resumen
O presente artigo é um ensaio teórico a respeito das três categorias fundamentais para a compreensão da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, a saber: a constituição dos processos psicológicos superiores, o conceito de mediação e de zona de desenvolvimento no contexto da Teoria Histórico-Cultural. O objetivo é discutir estas três categorias fundamentais destacando os conceitos segundo o princípio da totalidade. A análise do pensamento de Vigotski oferece uma chave para compreender tais categorias a partir do pressuposto da investigação do psiquismo humano no tempo histórico. Sendo assim, é necessário considerar tais categorias tendo como referência a noção de totalidade, isto é, o pressuposto de estes os conceitos se inter-relacionam, interpenetram e não podem ser tomados como produtos acabados e encerrados em si mesmos. Metodologicamente, o texto propõe um diálogo com os textos de Vigotski e com outros autores da literatura da Psicologia Soviética. A reflexão e a contribuição desse estudo enfatizam o caráter fundante da Psicologia Soviética e todo o esforço na elaboração de uma teoria com princípios e leis sustentados no caráter histórico e dialético do psiquismo humano destacando, inclusive outras unidades de análise como o papel das ferramentas culturais de mediação e do trabalho. Acrescente-se ainda, a importância da discussão e clareza a respeito dessas categorias para compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento na prática pedagógica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.