COM A PALAVRA, AS ALUNAS E OS ALUNOS:

O SEMINÁRIO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36363

Resumen

Compreende-se como seminário escolar um evento de letramento (VIEIRA, 2007) que se constitui a partir de três etapas: 1) planejamento; 2) execução; 3) debate e avaliação. Em cada uma dessas etapas, ocorrem atividades diversas, organizadas a partir de gêneros textuais variados. No presente artigo, focalizamos a etapa de execução de seminários em contexto de Ensino Médio, mais particularmente o gênero exposição oral. O objetivo é propor reflexões relativas a estratégias didático-discursivas mobilizadas para esse gênero (MATENCIO, 2001), de modo a compreender concepções e procedimentos envolvidos no evento seminário, a partir de contribuições teóricas de Marcuschi (2001); Schneuwly (2004); Dolz et al. (2004), entre outros. O corpus é composto por seis exposições orais produzidas com base em uma sequência didática, que foram videogravadas e, posteriormente, transcritas conforme normas específicas (PRETI, 1999) para fins de análise, de natureza descritiva-interpretativa. Os resultados indicam principalmente: a) percepção de etapas que constituem o seminário; b) apropriação do objetivo da atividade. Por um lado, observamos possíveis contribuições de um ensino-aprendizagem que considere dimensões da oralidade do evento e do gênero-alvo. Por outro, revelam-se ainda práticas relativas à concepção de seminário como uma apresentação oral elaborada a partir da soma de “partes” divididas entre os membros. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Virgínia Lima da Silva Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do CCHLA - Departamento de Letras. Professora do PROFLETRAS - UFRN. 

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Rocha, A. V. L. da S., & Pereira, G. de P. (2021). COM A PALAVRA, AS ALUNAS E OS ALUNOS: : O SEMINÁRIO ESCOLAR. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26075. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36363