A METÁFORA REVOLUÇÃO NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36188Resumen
Recorrendo à análise retórica, este artigo, ao fazer uma homenagem a Paulo Freire, pelo seu centenário, defende que a estrutura argumentativa do livro A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, quando realiza a defesa de uma educação crítica, libertadora e de uma sociedade justa, igualitária, sem exploradores nem explorados, está sustentada na metáfora REVOLUÇÃO. Esta metáfora define o seguinte: “Estudar é um dever revolucionário!”. Partindo desta metáfora, este artigo mostra como ela, ao tempo que “põe diante de nossos olhos” o compromisso moral do estudo com a transformação social, também tem o poder de criar realidades e experiências formativas a favor de uma prática pedagógica que é política e revolucionária.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.