A METÁFORA REVOLUÇÃO NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36188

Resumen

Recorrendo à análise retórica, este artigo, ao fazer uma homenagem a Paulo Freire, pelo seu centenário, defende que a estrutura argumentativa do livro A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, quando realiza a defesa de uma educação crítica, libertadora e de uma sociedade justa, igualitária, sem exploradores nem explorados, está sustentada na metáfora REVOLUÇÃO. Esta metáfora define o seguinte: “Estudar é um dever revolucionário!”. Partindo desta metáfora, este artigo mostra como ela, ao tempo que “põe diante de nossos olhos” o compromisso moral do estudo com a transformação social, também tem o poder de criar realidades e experiências formativas a favor de uma prática pedagógica que é política e revolucionária.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rita Pimenta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, na área de Filosofia da Educação. Contato: ritapimentar@yahoo.com.br

Publicado

2021-12-08

Cómo citar

Pimenta, R. (2021). A METÁFORA REVOLUÇÃO NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26048. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36188